segunda-feira, 26 de outubro de 2020

O PROTAGONISTA, O COADJUVANTE E O FIGURANTE.

Na minha carreira profissional nunca almejei ser O protagonista.    Sempre achei que não tinha suporte psicológico para tal.     E acertei.

E me realizei, pois até hoje sou um coadjuvante, ou figurante, mas com a consciência limpa e tranquila de que todas as atividades precisam desse elemento.

No cinema, nas novelas, enfim, em todo trabalho artístico, as grandes obras não podem ser feitas apenas com o protagonista.   Os figurantes, os adjacentes, todos são muito necessários, vitais para que tudo se encaixe.

Pelé, como exemplo, o aniversariante do momento, fazia magistralmente a sua parte, contudo o restante dos times em que atuou ( Santos e seleção brasileira ) tinha outros craques fenomenais.

Ninguém resolve uma parada sozinho, essa é a verdade.    Tudo gira em torno de uma equipe.   Até os grandes tenistas da história tiveram uma "equipe" de trabalho, de preparação, de ajustes.

Recebo elogios, felizmente, mas quando sou criticado por ser "mais um" fico na minha e a consciência me tranquiliza dizendo:  você faz seu trabalho profissionalmente e se coloca no seu lugar.   Nenhum trabalho é menor se ele for efetuado com efetividade e utilidade em um esquema.

Alguém disse certa vez:  ser famoso dá muito trabalho.     E é verdade.    Haja suporte para tantos compromissos, badalações, críticas e invasão de privacidade.

Por isso também que muitos famosos sucumbem e se perdem nas águas da popularidade.   A carga é forte sobre os ombros e a mente.

E o perigo disso tudo é a FUGA.    Os caminhos que enganosamente amenizam os problemas de ser muito famoso são os mais diversos e quase sempre altamente perigosos.

Num mundo de maldades e de atiradores verbais no anonimato é necessário maturidade, equilibrio, compreensão dessas mentes e ser superior.    Além, é claro, de ter a consciência limpa e bem assentada.     

Por isso, não se diminua se na sua atividade você não protagoniza aos olhos de alguns.   Toda atividade produtiva, honesta, ética, tem muito valor e merece muito respeito.   

É apenas uma visão sobre o tema.    Nada profundo e cientifico, obviamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário