quinta-feira, 29 de outubro de 2020

GUERRA? TO FORA!

 1991

Prosseguindo com os torneios de masters da Band sob o comando de Luciano do Valle houve um em Miami.

Todos se dirigindo ao aeroporto de Cumbica/SP para o embarque.

Delegação da equipe e nosso time de comunicadores para as transmissões.

Todos ajeitando as bagagens, cada um buscando seu lugar, corredores do avião congestionados nessas horas, e a partida para os USA estava bem próxima.

Sem celulares nesses tempos aqui no Brasil cada um que adentrava o avião trazia as últimas informações ouvidas nas rádios momentos antes de embarcar.

E eis que surgiu uma noticia/bomba:  Guerra do Golfo deflagrada.    

Impacto para todos pois estávamos prontos para voar aos Estados Unidos, então envolvido nessa guerra.    Olhos arregalados, perguntas das mais diversas sobre se teríamos ou não o Torneio, dá para imaginar como ficamos nessa hora.

Na verdade esse conflito já havia começado em 1990 quando o exército iraquiano invadiu o Kuwait e os desdobramentos não pararam culminando com esse de janeiro de 91.

A verdade é que houve pânico dentro da aeronave.    Nossos diretores procuravam tranquilizar a todos dizendo que o torneio haveria, sem nenhum problema.

As comissárias de bordo, perguntadas a todo momento se o avião decolaria mesmo assim, e elas confirmavam que o voo estava dentro do horário e sairia normalmente.

Fechadas as portas da aeronave surgiu um problema ( mais um ).

Faltava um passageiro.   Um dos jogadores da seleção de masters teria "fugido".    E quem estava a seu lado testemunhou que ele se apavorou com a noticia da guerra, pegou a mochila e se mandou dizendo "guerra?  To fora!"   

E esse jogador era o Paulo Izidoro, apelidado no futebol como Tiziu, com passagens pelo Atlético Mineiro, Grêmio, Santos, Guarani, seleção brasileira e outros clubes brasileiros.

E a seleção viajou, fez os jogos, o torneio teve boa presença de público, com sucesso, enquanto na televisão assistiamos aquelas imagens dos mísseis cruzando os céus do Iraque....( sem o Tiziu ).

* detalhe desse torneio em Miami:  pela primeira vez eu tive contato com um aparelho celular, alugado nos USA pela rádio Bandeirantes e utilizado pelo saudoso repórter Cândido Garcia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário