segunda-feira, 5 de outubro de 2020

MELHORES DO FUTEBOL.

 Coço a orelha quando vejo eleições do "melhor disso ou daquilo" no futebol.

Se tem algo difícil em termos de justiça, mérito técnico, é escolher O MELHOR de todos os tempos, pois poucos se dão ao trabalho de pesquisar o passado e normalmente as escolhas recaem sobre os atuais, os mais recentes.

Atualmente aparece uma pesquisa sobre os melhores do mundo nas posições e pouquíssimos brasileiros constam da lista de concorrentes.     Goleiros, por exemplo, não tem o lendário russo YASHIN, o brasileiro Gylmar dos Santos Neves ( campeão mundial pela Seleção e pelo Santos ) e por aí vai.

Que pelo menos estabeleçam "os melhores" à partir de um determinado tempo, pois assim não se comete injustiça com craques fantásticos que jogaram futebol no Brasil e no Mundo.

Ok, sabemos que a Fifa, as ligas européias, pouco ou nem dão bola para o futebol brasileiro, o qual eles têm como terceiro mundo nesse esporte.   Mas o Brasil ainda é o futebol que mais vezes ganhou Copas do Mundo e isso têm muito valor no contexto de conquistas.

Eles, os europeus, têm seus campeonatos fortes porque também contam com dezenas e dezenas de craques brasileiros atuando por lá.

Sabemos também que esses eventos têm cunho totalmente comercial onde os organizadores somam muitos euros e isso evidentemente pesa muito nos protagonistas envolvidos.

Particularmente essas escolhas em nada me tocam, nem assisto, mas faço o registro em nome dos atletas do passado e suas histórias.    A imensa maioria já deixou a vida, mas o respeito e o reconhecimento deveriam existir nessas horas.

Mas é claro que respeito quem aprecie e acompanhe, votando ou torcendo por esse ou aquele.

Mas dentre tantos, deixar Yashin e Gylmar fora é um crime.



Nenhum comentário:

Postar um comentário