sábado, 13 de março de 2021

AVENTURAS DE UMA PRIMEIRA VIAGEM.

Estava me lembrando da minha primeira viagem à trabalho para o exterior. 

Foi pela rádio Gazeta em 1978 para transmitir jogos da Seleção numa excursão pré-Copa do Mundo daquele ano.     Jogos na Itália, França, Alemanha, Arábia Saudita.    

Lembro que minha escalação causou um certo tumulto nos bastidores onde um companheiro achou que ele deveria ir no meu lugar, alegando ser mais experiente e mais velho de casa.

A direção sustentou minha ida e a equipe era essa:  José Italiano, Roberto Petri, Sérgio Baklanos, Dalmo Pessoa e eu.

Naqueles tempos decretou-se que quem viajasse para o exterior deveria fazer um Depósito Compulsório e a grana somente seria devolvida meses depois, sem juros e correção.

Os valores giravam em torno de aproximadamente 22 mil cruzeiros.    Um dinheirão para a época.

Para a minha surpresa, a empresa disse que esse "depósito" só poderia ser feito pelo titular da passagem aérea, ou seja, cada um de nós da equipe.

Pelo mal estar do lance do colega que rebelou-se com a minha escala e pelo fato de precisar depositar 22 mil cruzeiros, o ideal seria desistir da viagem e da escala, a qual representava muito profissionalmente pois seria a primeira ida pra fora do País e com jogos da Seleção brasileira.

Minha família me intimou a viajar.     Colocou-se à disposição para uma "vaquinha" e levantar a grana para o depósito estipulado pelo Governo.

Um ano antes eu havia acertado na Loteria Esportiva em pequeno grupo, mas com premiação considerável em relação ao meu salário da época.     O dinheiro ganho ainda estava na poupança da Caixa.

Dispensei a vaquinha que a familia se propunha a levantar, agradeci a todos, saquei os 22 mil cruzeiros e viajei com a equipe Gazeta.

As energias para aquela excursão estavam tão carregadas que sofri os efeitos.    Transmiti apenas dois jogos da Seleção e tive que voltar ao Brasil antecipadamente por questões de saúde.

Mas meses depois o governo devolveu meus 22 mil.      Pelo menos isso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário