terça-feira, 5 de janeiro de 2021

RESILIÊNCIA, RESIGNAÇÃO, EMPATIA....

Vivemos tempos de resiliência, resignação e de empatia?

Indo aos velhos e sempre úteis dicionários para essas três palavrinhas vi que elas se encaixam perfeitamente em tudo o que estamos respirando.   

Uma pessoa resignada é aquela que não lamenta a sua sorte, embora isso não anule a vontade de lutar por dias melhores.

Resiliência é aguentar o tranco das horas amargas e pensar que logo tudo voltará ao normal, isto é, quando a tempestade passar e cessar a tensão causadora do incômodo.

Empatia é outra que se ouve constantemente nos dias de hoje    Fui ao AURÉLIO e lá diz que empatia é uma tendência a sentir o que se sentiria caso estivéssemos na situação do outro.

Há expressões e palavras que ficam adormecidas nas páginas amarelas dos dicionários e de repente são resgatadas pelos estudiosos de todas as áreas.

Por sinal entendo que deveríamos resgatar mais palavras que nos pertencem para o emprego delas ao invés de furtarmos termos ingleses, o que na verdade toma conta de tudo por aqui.

Diante de nossos complexos culturais preferimos utilizar palavras inglesas para quase tudo, entendendo que fica mais "chique", mais apelativo em termos comerciais e sociais.   Há pessoas que priorizam termos estrangeiros pois acham que serão mais valorizadas em suas atividades, além da vaidade em exibir conhecimentos.

Saber é muito rico, porém empregar o que sabe é válido somente nas horas em que isso é exigido e cabível, seja no pessoal e no profissional.   

Outro dia num condomínio de prédios de veraneio constatei a imensa maioria deles com títulos avessos à rica língua portuguesa.   "Golden Tulips", "Black River" e por aí vai.  

Tudo em inglês, o que é livre obviamente, mas que demonstra o quanto temos vergonha do idioma que temos como padrão.     Tudo a demonstrar o quanto precisamos crescer em vários sentidos e especialmente em valorizar o que é nosso.

Quem sabe um dia com as novas gerações possamos mudar esse quadro?

Faço esse comentário sem nenhuma pretensão prática de mudanças, sou totalmente impotente para tal, mas são detalhes que incomodam a quem sonha com um País personalizado em suas raízes e culturas.  

É importantíssimo aprender a falar outros idiomas, sem dúvida, mas sem pretender passar todo esse aprendizado para o nosso cotidiano e nuances que nos pertencem.

Em resumo, vamos empregar praticamente essas palavrinhas do título do post, pois elas são muito importantes e estão devidamente encaixadas em nosso contexto de vida atual.

RESILIÊNCIA, RESIGNAÇÃO e EMPATIA!









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário