terça-feira, 26 de janeiro de 2021

PARABÉNS, TOSTÃO!

Semana de aniversário de Eduardo Gonçalves de Andrade, o Tostão, craque de futebol.

Brilhou nos gramados, passou por um problema sério quando jogava tendo um deslocamento de retina atingido por um chute do zagueiro Ditão - involuntário, diga-se - recuperou-se e seguiu por pouco tempo mais no futebol para depois dedicar-se integralmente à Medicina.

Ficou um longo tempo sem dar entrevistas e falar de futebol, ficando recluso na sua Belo Horizonte, intrigando os fãs e gente do meio esportivo.     Mas evidentemente ele teve suas razões e em especial a de se dedicar à nova profissão, a de médico.

Mas na primeira metade dos anos 90 Tostão foi sondado e até um pouco pressionado a voltar ao futebol, mas na função de comentarista por Luciano do Valle.

Aceitou e passou a integrar o time da Bandeirantes doando todo o seu conhecimento a esse esporte que ele tanto praticou e foi idolatrado.

Voz mansa, colocações ponderadas, inteligentes e com toda a sua experiência futebolística, Tostão foi se destacando na área de analisar.   

Rapidamente ganhou notoriedade na comunicação e durante sua estada na Band recebeu convite da Globo para um contrato.    Não aceitou e seguiu ao lado de Luciano e equipe.

Esteve na Copa do Mundo de 94 integrando o time e ainda me lembro de irmos juntos conhecer o local em Dallas onde o presidente John Kennedy foi assassinado.

Tenho lembrança também de estarmos juntos no pré-Olímpico de 1996 em Tandil na Argentina, dividimos o apartamento no hotel e conversamos muito sobre futebol, a vida e tudo mais.

Depois foi para a ESPN e passou também a escrever nos principais jornais do País.

Tostão está completando 74 anos de vida.

Merece o nosso parabéns e o agradecimento de todos por tudo o que fez em campo, além de agora nos presentear com belíssimos enfoques na suas colunas em jornais e sites.






Nenhum comentário:

Postar um comentário