sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

NO FUTEBOL TUDO PODE?

Há uma máxima de que no futebol tudo pode.     Errado.     O futebol é parte da sociedade, um esporte onde existe a competitividade, o profissionalismo, e tem de haver o respeito.

Mesmo o lance do torcedor que ao pagar o ingresso acha estar totalmente liberado para xingar, ofender e agredir, está errado.

Extravasar, botar pra fora as diferenças encalacradas do dia a dia, tudo é válido.    Mas desde que tenha limites e respeite o próximo.

Os xingamentos do técnico Fernando Diniz ao jogador Tchê-Tchê na quarta-feira em Bragança Paulista foram ofensas duras, incompatíveis com alguém que lidera um grupo.

Vejo que todo líder que ofende um comandado publicamente se mostra despreparado para o cargo.   Pode até conhecer profundamente a matéria mas não sabe liderar.    E essa observação não é apenas para o técnico do São Paulo.    É para a imensa maioria dos treinadores daqui.

Desabafos são naturais ao longo de uma partida de futebol, porém partindo de quem é o responsável por um grupo de pessoas eu entendo que o equilibrio deveria preponderar.

O próprio Diniz deveria ao colocar a cabeça no travesseiro repensar o que fez.    Se já não o fez.

O clube também poderia ter um papinho a portas fechadas com seu treinador.    Aliás, Muricy Ramalho com sua vivência extraordinária no futebol está chegando e já tem esse abacaxi para descascar e certamente saberá como faze-lo.

Nenhum profissional, em qualquer área de atividade, pode aceitar desrespeito partindo de quem o comanda.    Não foram desabafos, foram ofensas.       Houve desrespeito.

Fico a imaginar alguém da família do jogador assistindo àquelas cenas lamentáveis.   Como também imagino familiares de Diniz vendo seu comportamento desequilibrado no desempenho do seu trabalho.     

O bom chefe joga duro quando preciso mas o faz reservadamente.    Não expõe o comandado.

Diniz é do ramo, tem se revelado um treinador que estuda e que busca algo novo para o futebol, mas precisa repensar seu temperamento alí à beira do gramado.     Não tem sido legal.

Sei que minha opinião não agrada a todos que veem o futebol como "é assim mesmo", onde tudo cabe e se não for assim vira um culto religioso.     Respeito mas não concordo.    Vejo treinadores que se agitam na área técnica e que mantém limites de respeito e educação, embora muito mais no Exterior.    Aqui no Brasil infelizmente temos uma cultura de baixo nível e isso vai se propagando, infelizmente, pras novas gerações.

Na vida temos lições diárias.    Basta querermos aprende-las.      Que Diniz esteja nessa.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário