Tenho participado de muitas resenhas ao vivo pela Internet - chamadas de Lives - e tem me chamado a atenção a quantidade de jovens estudantes de jornalismo interessados na profissão.
Todos com entusiasmo, brilho nos olhos, estudiosos, à par de tudo o que acontece no esporte do planeta, em especial o futebol. Mas tem também os fãs de basquete, futebol americano, vôlei, automobilismo e outras modalidades.
Nem a pandemia e suas depressões têm tirado dessa moçada o encanto pelo esporte e pela profissão de comunicar. Hoje com as webs, blogs, o caminho se abre para todos.
Quando me perguntam sobre o futuro dos jornalistas digo que com todas essas ferramentas virtuais existentes o caminho está aberto.
Tempos atrás nós só dependíamos do rádio, da TV, dos jornais e das revistas para um emprego.
Vieram as assessorias e tudo mais, escancarando a janela de oportunidades na profissão.
Hoje temos webs em ação, de rádio e tevê. Os streamings estão à todo vapor. Falta agora o espirito empreendedor de quem deseja enveredar por esse caminho e comercializar seus espaços para o merecido retorno financeiro.
As empresas de rádio/televisão estão pressionadas pela crise e têm reduzido suas folhas de pagamento e o número de funcionários. É o mercado que impõe assim. Os anunciantes também com a crise estão diluindo suas verbas pela Internet atraídos por tabelas de preços mais acessíveis.
É aí que os jovens jornalistas entram para empreender. É a hora. Tudo isso além do mercado de varejo da publicidade onde os investimentos são menores mas com potencial de faturamento, tudo dentro de cada patamar de penetração e cobertura junto ao consumidor.
Coloco também que nessa onda de pessoas que pretendem profissionalizar seus dons de comunicar a qualidade que tenho constatado. Quanta gente competente e com a responsabilidade que o nosso trabalho exige.
Portanto, a perspectiva é muito boa. Assim vejo. E que os novos empreendedores tenham a devida paciência para um retorno razoável de grana. Degrau a degrau. Conquistas graduais. Crescimento. Evolução para ganhar a confiança de todo o mercado investidor.
A ordem é virar a página, estudar e ver que vivemos um novo tempo. Quem tiver olhos de ver e a percepção de captar o que está por vir - e na verdade já está acontecendo - se dará muito bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário