segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

ÁRBITRO - AUTORIDADE MÁXIMA?

Sem discutir os erros e as falhas das arbitragens brasileiras, pois afinal eles são seres humanos e sujeitos a se equivocar, é incompreensível o comportamento dos nossos jogadores.

No futebol o árbitro é a autoridade máxima e essa condição os atletas, treinadores, bancos de reservas, ninguém respeita.     Criticamos os juízes, muitas vezes com razão, mas é super difícil apitar por aqui.    Os jogadores parece que são instruídos a pressionar os árbitros naquela velha e desonesta tática de "ganhar no grito".

E quando há aquela paralisação para aguardar o VAR definir algum lance?     Faz-se uma rodinha em torno do mediador que é simplesmente deprimente.    Afinal, a decisão passa a ser do VAR e o juiz apenas está aguardando a comunicacão.

Alguém poderá dizer que é "só" mostrar o cartão que tudo se resolve.   Não resolve.   E se o árbitro levar a ferro e fogo a distribuição dos cartões o jogo não termina por insuficiência numérica ou pancadaria geral.

Aqui no Brasil joga-se tudo nas costas do apitador.    Especialmente nas derrotas, é claro, pois fica mais "fácil" justificar as falhas ao longo da partida e os pontos perdidos.

Essas minhas colocações em nada explicam ou justificam os erros dos árbitros, que por sinal vão continuar errando mesmo se forem profissionalizados, afinal são HUMANOS.      Erram, assim como os jogadores em campo.    O futebol é um jogo de erros, de quem o pratica e de quem o está conduzindo, apitando.

Mas o comportamento indisciplinado dos jogadores tem tudo a ver com a nossa pobre cultura,  onde desrespeitar regras e normas é algo bem peculiar do cotidiano brasileiro.

Mas na verdade tudo se resume a uma coisa:  RESPEITAR a hierarquia.     Se o árbitro é a autoridade máxima em campo, diz a regra, o correto é respeita-la.    Reclamar, gesticular, não concordar com as marcações é tudo perfeito, MAS os atletas passam dos limites.

Muito embora nos tempos atuais a autoridade máxima do apitador já não seja total, absoluta, com a chegada do VAR, porém em campo é ele fisicamente que molda a figura principal.

Sei que é uma viagem tudo o que estou escrevendo pois nada irá mudar, mas está ficando insuportável aos olhos de quem vê futebol a maneira como as coisas estão ocorrendo.

Mas ressalte-se que há quem goste disso tudo:  alguns torcedores, treinadores, diretores...






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário