terça-feira, 29 de dezembro de 2020

MEU AVÔ ESTAVA CERTO.

Me lembro quando meu avô paterno, seu Antônio, lá pelos idos dos anos 50, fazia duras críticas aos governos desse País ( de todas as esferas ).

Aquilo me intrigava e preenchia minha vazia cabecinha com muitas perguntas e dúvidas sobre as pesadas observações que meu avô fazia aos políticos.   Pensava: será que ele não está exagerando?   

O tempo passou e eu crescendo, amadurecendo,  constatei cada vez mais a veracidade e o sentido justo das palavras do seu Antônio.

O fanatismo de algumas pessoas já naquela oportunidade por esse ou aquele político saltava aos olhos.   Tinha o janista ( Jânio Quadros ) tinha o Ademarista (Adhemar de Barros) e outras figuras que detinham a arte de engambelar o povo com discursos inflamados, vibrantes, mas sem qualquer conteúdo prático em resolver as questões sociais.

Vejam como isso tudo é coerente pois em décadas de Brasil o povo continua sem emprego, saúde e educação.    Olhem o quanto os políticos que ocuparam cargos importantes no País foram inoperantes, falsos, omissos.    É só ver como estamos nessa passagem de 2020 para 2021.

E nada mudou.

Hoje, assim como sempre, levantam-se bandeiras de partidos e de políticos, aplaude-se sem parar esses oportunistas de plantão, fazemos questão de ser enganados por eles.    

Eles não se comovem por nada.     Apenas quando perdem eleições ou cargos importantes.

Alguém já disse certa vez que "o povo é um detalhe".   E é exatamente assim que eles pensam.

A máquina administrativa segue inchada, obesa, desperdiça-se muito dinheiro com mordomias, tem dinheiro pra tudo que eles pleiteiam, mas quando é para beneficiar ou socorrer o povão a frase está feita: "não tem dinheiro em caixa" ou "vai estourar o orçamento".

Agora na pandemia, então, eles escancararam a pobreza de caráter e a falta de amor ao próximo.

O Brasil está perdendo até para a Argentina na campanha de vacinação, além de outros minúsculos países do planeta.      O que mais se viu na pandemia no meio político foram indecentes quedas-de-braço ideológicas ( que podemos traduzir em campanha presidencial 2022 ).

Dá vergonha dos homens da política que temos.     Oportunistas, exploradores, frios de alma, egoistas, além de DESPREPARADOS.    Isso tudo é visível.      Não vê quem não quer ver.

Reforço no final desse comentário que NÃO EXCLUO nenhum político de tudo o que escrevi, e penso.   As observações de desprezo e de angústia servem a todos, desde quando esse País foi descoberto.

Não consigo e nunca consegui levantar bandeira por nenhum deles.     Mas reconheço a arte do palavreado empolgante e contagiante deles.   Mas é bom lembrar que no mundo animal temos até o papagaio, que fala.     Com todo o respeito a essa ave linda e bem nossa.






    


Nenhum comentário:

Postar um comentário