quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

OLIMPÍADA DE TÓQUIO

Ninguém pode garantir que os Jogos Olímpicos de Tóquio serão realizados, embora as autoridades japonesas estejam sendo otimistas e os patrocinadores dizendo que mantém as verbas.

Com as vacinas ainda começando a ser aplicadas e com a seriedade que o Japão sempre tratou as coisas, fica a esperança de o evento ser feito, porém há o fator rendimento técnico dos atletas e equipes a ser analisado, além de logistica e cuidados com a saúde.

Sem os mundiais pelo planeta pois foram cancelados e com as dificuldades de preparação dos atletas parece evidente que o resultado técnico da Olimpíada será o mais fraco da história.

Nos mundiais e em outros torneios é que os índices são carimbados no passaporte olímpico.  Muitos atletas já haviam conseguido vaga para 2020, mas e agora para 2021 como ficam?

Como seria o protocolo na Vila Olímpica diante de tudo isso, onde os atletas ficam concentrados para as competições?   Seria ali um antro de contaminação ou até então todos estarão vacinados, imunizados?

E a presença do público nos locais das competições?     Será possível?     Os turistas que pretendem ir ao Japão poderão faze-lo?    Terão de estar vacinados comprovadamente?     É outro enigma nesse periodo de pandemia cruel e devastadora.

O esporte, sabemos, é uma importante válvula de escape para o ser humano, seja a quem o pratica ou a quem o assista.       Também nesse aspecto uma Olímpiada acontecendo daria ao mundo ares respiráveis e de um certo conforto, ainda que o vírus circule e esteja sendo combatido pelas vacinas.

Essa pandemia, agressiva ao extremo, fez com que todos parassem para pensar.     No esporte não poderia ser diferente, é claro.      Os dirigentes esportivos do planeta tiveram que se debruçar sobre os problemas decorrentes.   E o que lhes foi colocado à mesa é de um tremendo desafio como jamais imaginaram um dia.

Vejam, sintam que os problemas são incontáveis.

Realizar a Olimpíada seria uma imprudência?     Seria uma afronta ao novo coronavírus?   Os japoneses, sempre muito responsáveis em tudo, arriscariam vidas num evento dessa amplitude?

A verdade é que o maior evento do esporte mundial e que já teve um adiamento, está na berlinda e sob os tensos olhares de todos.

A contagem regressiva prossegue, a correria para que a vacina abranja um porcentual satisfatório e favorável para uma imunidade coletiva é grande, e os japoneses sem dúvida tem uma data-limite para bater o martelo:  se haverá Olimpíada ou não.

Nossa torcida, antes dos Jogos em si, fica para que o Mundo se vacine, se imunize, protegendo a VIDA, nosso mais precioso tesouro.     





Nenhum comentário:

Postar um comentário