sábado, 23 de janeiro de 2021

O BEM E O MAL.

Lembro de uma passagem certa vez quando estava na estrada e me dirigindo ao trabalho.

Era um dia da semana e por volta das 2 da tarde.  

O calor superava os 30 graus, céu de brigadeiro, baixa umidade do ar castigando, e eu dirigindo meu carro pelo interior de São Paulo.

Ao avistar lá na frente no acostamento um casal à pé e com um bebê no colo, sem nenhuma proteção do sol forte, pensei em oferecer carona a eles e poupá-los de consequências físicas como uma insolação, por exemplo.

E aquele bebezinho?   Sem as defesas naturais por ainda ser muito pequeno era um alvo fácil de complicações de saúde com a altíssima temperatura.

Fui diminuindo a velocidade e me aproximando.

Emparelhado com eles baixei o vidro do carro e ofereci a carona.

A reação daquele casal foi rápida, impactante para mim, respondendo que não aceitavam e apressando o passo para se distanciarem.   Só faltou saírem correndo tal o pânico que tomou conta daqueles pais.

Foi então que atinei para o medo, o receio daquelas pessoas.   Eu poderia ser alguém do mal e dando a carona colocaria a vida deles e do bebê em risco.     Foi uma defesa natural do instinto paternal e maternal, mas foi também o reflexo do mundo em que vivemos.

A maldade corre tão solta que até quando aparece um sinal de ajuda as pessoas desconfiam e rejeitam o auxílio.

Mas essa história que acabo de relatar não pode esmorecer quem tem no coração a leveza de estender a mão pra quem necessita.    Sem deixar de registrar também outro aspecto que é o da esperteza e da malandragem de quem pede ajuda com o intuito de ludibriar e levar alguma vantagem na operação.

O bem e o mal são coisas que aplicamos de acordo com a nossa consciência.   A vida nos foi dada para fazermos escolhas, positiva ou negativamente, para evoluirmos interiormente ou desprezarmos a chance que o Universo nos oferece nessa passagem por aqui, e que é efêmera.





Nenhum comentário:

Postar um comentário