segunda-feira, 22 de março de 2021

CONCORRENTE OU INIMIGO?

Nos anos 70 trabalhei numa rádio do interior paulista onde presenciei algo que me chocou.

Duas emissoras cobriam o campeonato estadual, apenas.    O que era para ser apenas um concorrência acabou virando uma batalha quase campal.

Concorrentes, os radialistas dessas duas equipes se odiavam e nem se falavam.

Nas viagens para as transmissões do futebol se uma equipe parasse num posto de estrada para um cafezinho, a outra não parava alí de jeito nenhum.

Nos restaurantes em outras cidades era a mesma coisa.    Jamais os profissionais das duas rádios almoçavam sob o mesmo teto.     Algo inacreditável.

Certa vez no aperto das acomodações para a imprensa em um estádio onde mal dava para se mexer, tivemos que "apartar" dois marmanjos" ( um de cada emissora ) se engalfinhando violentamente.

Havia também maldades nos estádios antes das transmissões.   Quem chegasse primeiro buscava a linha de transmissão da adversária para avariá-la colocando um prego nela, o que impedia a comunicação.

Quem chegasse primeiro pegava todas as cadeiras disponíveis das cabines para que os "colegas" da concorrente não se sentassem durante a jornada.

Eu como não era da cidade das duas rádios, apenas ia da minha Americana para narrar os jogos, ficava abismado com o que via e meio amedrontado pois estava em começo de carreira.

Pensava:  será que vai ser sempre assim, por onde eu passar?

Minha sorte é que fiquei por uma temporada apenas trabalhando na cidade.    Que decepção ver tudo o que vi naquele ano.

Hoje as duas rádios ainda estão no ar, novas gerações apareceram, não sei se ainda há essa belicosidade toda, mas essa passagem registrada nos anos 70 foi deveras triste e vergonhosa.

E também muito triste para as relações humanas.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário