segunda-feira, 22 de junho de 2020

PRA QUEM EU TORÇO.

Quando me perguntam sobre qual time eu TORÇO faço questão de expor minha posição sobre uma diferença que julgo vital.

Vejo que temos TORCEDOR e SIMPATIZANTE.

Defino como torcedor aquele que vive cada minuto do dia o seu clube do coração, acompanhando noticiário, discutindo com amigos e colegas, fazendo contagem regressiva para os jogos e por aí vai.
Além de SOFRER com os tropeços do seu clube, é claro.
Digo do sofrimento forte, daquele que faz chorar, trancar a porta e não querer papo com ninguém e etc.
Esse qualifico como um TORCEDOR.

Já o simpatizante não sofre, não dá prioridade a algum clube nas 24 horas do dia.
Ele acompanha, desgosta é claro dos resultados negativos, se compraz nas vitórias e fica nisso.
O simpatizante não esperneia, não bate portas, não perde amizades, não sofre.

Alguém poderá perguntar se essa dicotomia é possível num esporte tão envolvente como é o futebol?
Digo que sim.

Tenho amigos que vivem tais situações.
Eu mesmo vivo essa situação.

Confesso que já fui mais TORCEDOR, já me envolvi muito mais do que atualmente, o tempo vai dando prioridades para cuidarmos em detrimento do futebol.

A simpatia por alguma agremiação prossegue pois ela não afeta sentimentos e nem altera rotina, é apenas uma identificação suave com a agremiação X ou Y.
Simpatizar-se com um clube não é prioridade na vida pessoal.

Ressalto entretanto que não tenho repulsa alguma por quem é TORCEDOR apaixonado e que sofre nas derrotas, pois é uma escolha, é um sentimento.
Só não acho muito racional e saudável.
Mas nem sempre se controla as emoções, portanto é inevitável uma mudança muitas vezes.

O simpatizante leva numa boa, na leveza do esporte e contingências.

E tudo isso é apenas uma posição minha, toda pessoal, sem qualquer intenção de levantar tese ou provocar alterações no comportamento de ninguém, até porque nem tenho esse poder e muito menos pretensão.











Nenhum comentário:

Postar um comentário