sexta-feira, 7 de maio de 2021

MUNDO MELHOR. SÓ DEPENDE DE NÓS.

A pandemia só acentuou a falta de boa educação e de respeito.    As redes sociais somente escancararam isso.    Já víamos no dia a dia, e otimistas achávamos que eram poucos os deselegantes no trato com o próximo.   Mas foi um ledo engano.

A pressão psicológica nesse ano e meses de pandemia até justificam um certo destempero em alguns momentos e situações já que ficou muito mais difícil para todos nós, mas notamos que a deselegância é mais inata do que circunstancial.   

As redes sociais revelam o quanto o mundo está precisando de respeito, equilíbrio, compreensão, DIÁLOGO.

Estamos todos com pedras na mão, como se costuma dizer.    Opiniões contrárias são recebidas como ofensas pessoais.    Debater tornou-se algo muito perigoso.    Rotular pessoas só por causa de suas concepções, e em qualquer área, virou praxe.      Quanta falta de maturidade, na verdade.

Fico a pensar como esses cidadãos que agridem com as palavras agem em suas casas no relacionamento com pais, filhos e outros.    Com certeza o exemplo familiar é péssimo e pode comprometer as gerações que estão em formação.

Ninguém deve ser cerceado de criticar, corrigir, emitir opiniões.    Ninguém.     Mas há os limites de como se dirigir ao semelhante.    Limites do respeito, ética, empatia.

Na minha profissão, como exemplo, o telespectador não gostar de algum profissional é perfeitamente natural, normal.    Mas o "não gostar" sempre parte para xingamentos, depreciações morais, deboches e coisas mais pesadas.

Ganhei muitos calos na vida quanto a isso, já estou vacinado contra os incautos, porém analiso pelo lado social e de querer melhorar o mundo.     Os pequenos acontecimentos que detectamos nas mídias sociais se projetam para o macro.     E isso só deteriora o planeta.    Criam nuvens negras sobre nossas cabeças, de energias pesadas, nefastas, que comprometem o bem-estar comum.

Mas de tudo isso a conclusão é de que só iremos fazer deste mundo o bom ambiente que sonhamos para nós e os descendentes quando agirmos de maneira mais educada, humana, inteligente.

Divergências não podem se transformar em batalhas.      Não gostar é justo mas desde que seja natural e respeitoso.

Faço esse post não que eu tenha sido o atingido, mas também em defesa dos colegas e profissionais de outras áreas e setores da vida.

Vivemos um momento bélico, sabemos, a energia do planeta está densa, carregada, influenciando as mentes ainda vulneráveis, mas cabe a nós modificar esse estado de coisas.

Tudo ou o pouco que pudermos fazer para inverter esse quadro é precioso.    E muita das vezes dando exemplos.    Valem mais que palavras estamos notando.    Os exemplos têm sido mais marcantes, intimidadores.    

Forme no exército dos bons exemplos, do amor e respeito ao semelhante pois estamos TODOS sob o mesmo teto cósmico.









 

2 comentários:

  1. Perfeito jota! Faltando o despertar para o exercício de nossa capacidade de amar.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem Jotinha. Apesar de sabermos que alguns usam o exercício da profissão como porta voz de partidos políticos, temos que respeitar o direito da opinião sem ofensas pessoais. Você faz falta nas transmissões. Namastê 🙏

    ResponderExcluir