sexta-feira, 28 de maio de 2021

O ESPORTE NA PANDEMIA.

Tempos difíceis e estranhos, indiscutivelmente.

No esporte os grandes eventos fazem um grande esforço para prosseguir pois os compromissos comerciais são imensos e há também o aspecto social de empregos a muita gente.

Entendo que a vida segue e em muitos países já se respira um ar diferente, com muita vacinação e ganhos de uma liberdade ainda velada em curso.     Onde se levou a sério a pandemia, incluindo governantes e povo, já se vislumbra aquela luz ao final do túnel.

Os japoneses, por exemplo, mantém até o momento a realização da Olimpíada porém sofrem uma grande pressão interna de população e autoridades influentes.

Mundiais de várias modalidades são jogados e com aquele protocolo de bolha.    Pré-Olimpicos aconteceram e a fase de classificação para a Copa do Catar volta a ser jogada aqui na América do Sul.

Vem aí a Eurocopa.      Há preocupação pois o virus ainda não foi totalmente erradicado por lá.

Aqui está começando o Brasileirão e a presença de público continua vetada, evidentemente, porque o vírus segue jogando e dando cartas.

Entendo que diante do que se nos apresenta, que é muito grave e historicamente devastador, não há muitas saídas para qualquer segmento da sociedade, a não ser cobrar das autoridades empenho mais responsável e evidentemente tomar os cuidados pessoais e de grupo recomendados pela Ciência.

Haja criatividade, ousadia, entendimento razoável dos fatos, e tudo mais.      O planeta foi desafiado com esse novo coronavírus.     O tranco está sendo duríssimo.    O alerta está ligado ainda.    É preciso repensar inúmeras coisas em nossas vidas.

Sem falar que esse vírus pode ser apenas UM nessa transição planetária e que outros virão, até pelo fato de que eles sempre existiram e fazem parte da nossa natureza terrena.

Que muitos não levaram a sério a gravidade dessa pandemia, e seguem não levando, "achando" que seria apenas MAIS UM desses vírus que periodicamente aparecem, é FATO.    Aqui incluo alguns governantes e parte da sociedade.     Mas muitos que sentiram na pele a perda de familiares e amigos intimos tiveram que mudar de ideia.     E são muitos.

Mas é sempre bom lembrar que o esporte é muito importante para o ser humano, nem só os que dele vivem, mas como entretenimento, lazer, diversão, além da competição em si para quem assiste.   Além, obviamente, de quem o pratica como algo pessoal muito saudável e extremamente necessário.    

Mas, enfim, seguimos no desafio gigante de enfrentar o que aí está.      Fugir, nunca.    Se esconder, jamais.    É se fortalecer interiormente, mentalmente, fisicamente e lutar para derrotar o "inimigo".       Um "inimigo" que veio para nos despertar, assim entendo, por mais cruel que ele possa parecer.

O esporte continua, a vida continua, e tragicamente para o nosso País o vírus também continua à solta e agindo.    

Cuidemo-nos, portanto.      


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário