quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

OS NOVOS TALENTOS. BOAS PERSPECTIVAS.

Tenho participado de muitas resenhas ao vivo pela Internet - chamadas de Lives - e tem me chamado a atenção a quantidade de jovens estudantes de jornalismo interessados na profissão.

Todos com entusiasmo, brilho nos olhos, estudiosos, à par de tudo o que acontece no esporte do planeta, em especial o futebol.     Mas tem também os fãs de basquete, futebol americano, vôlei, automobilismo e outras modalidades.

Nem a pandemia e suas depressões têm tirado dessa moçada o encanto pelo esporte e pela profissão de comunicar.    Hoje com as webs, blogs, o caminho se abre para todos.

Quando me perguntam sobre o futuro dos jornalistas digo que com todas essas ferramentas virtuais existentes o caminho está aberto.

Tempos atrás nós só dependíamos do rádio, da TV, dos jornais e das revistas para um emprego.

Vieram as assessorias e tudo mais, escancarando a janela de oportunidades na profissão.

Hoje temos webs em ação, de rádio e tevê.    Os streamings estão à todo vapor.    Falta agora o espirito empreendedor de quem deseja enveredar por esse caminho e comercializar seus espaços para o merecido retorno financeiro.

As empresas de rádio/televisão estão pressionadas pela crise e têm reduzido suas folhas de pagamento e o número de funcionários.    É o mercado que impõe assim.      Os anunciantes também com a crise estão diluindo suas verbas pela Internet atraídos por tabelas de preços mais acessíveis.   

É aí que os jovens jornalistas entram para empreender.      É a hora.     Tudo isso além do mercado de varejo da publicidade onde os investimentos são menores mas com potencial de faturamento, tudo dentro de cada patamar de penetração e cobertura junto ao consumidor.

Coloco também que nessa onda de pessoas que pretendem profissionalizar seus dons de comunicar a qualidade que tenho constatado.    Quanta gente competente e com a responsabilidade que o nosso trabalho exige.    

Portanto, a perspectiva é muito boa.    Assim vejo.     E que os novos empreendedores tenham a devida paciência para um retorno razoável de grana.     Degrau a degrau.   Conquistas graduais.  Crescimento.    Evolução para ganhar a confiança de todo o mercado investidor.   

A ordem é virar a página, estudar e ver que vivemos um novo tempo.   Quem tiver olhos de ver e a percepção de captar o que está por vir - e na verdade já está acontecendo - se dará muito bem.


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário