quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

A LIÇÃO DO SILÊNCIO E DO EQUILIBRIO.

Certa vez num jantar com sete ou oito pessoas de uma empresa - e eu era uma delas - presenciei um fato que me deixou lição maior sobre silenciar no momento certo e evitar conflitos desnecessários.

Um colega foi provocado, incitado a reagir, desmoralizado por três pessoas da mesa referente a um acontecimento passado onde eles cobravam o comportamento dele numa ação de demissão numa outra firma.

Diga-se que o "alvo" da ira das pessoas era bem mais velho em idade.   Alí faltou a meu ver respeito e consideração ao senhor, pelo menos na maneira como se dirigiram a ele.

Outros participantes do jantar - que por sinal serviria para confraternizar - tentaram desestimular os vingativos acalmando os nervos, mas sem sucesso.    O tom foi ficando cada vez mais elevado e temíamos até por chegar as vias de fato.

A saraivada de ataques e ofensas prosseguiram e a "vítima" abaixou a cabeça e simplesmente ouvia os impropérios.    Não foi uma admissão de culpa, me pareceu, mas um sinal de maturidade e de compreensão pela ação daquelas pessoas, que já estavam com um bom teor alcoólico no sangue.

Isso durou muitos minutos e o jantar virou um pesadelo, uma congestão.

Pensei comigo que o procedimento dos revoltosos poderia ser outro, tipo em particular logo após a reunião no restaurante.    Mas com algumas provocações de um terceiro a coisa degringolou.

Mas o que eu aprendi desse acontecimento?     Que nem sempre vale a pena o embate, o confronto, o que realmente vale é o equilibrio para a fogueira não se transformar num grande e trágico incendio.    Na verdade vale mesmo é o que temos na consciência.     

Os revoltados desabafaram, devem ter ficado decepcionados pois não houve reação, e o alvo deles se comportou elegantemente, ainda que massacrado pelas ofensas e provocações.

Quem ataca, quem agride, normalmente quer a reação.    Quer a batalha.   E quando isso não acontece há o desmoronamento das intenções revanchistas e a frustração.

Discutir e envolver-se em polêmicas vale apenas quando o assunto merece a abordagem.    Coisas sérias, importantes.     Calar-se diante de baboseiras é agir prudente e inteligentemente.

Dos envolvidos apenas uma pessoa segue entre nós.   Os demais já faleceram.     

  



Nenhum comentário:

Postar um comentário