quinta-feira, 26 de março de 2020

DESISTIR, JAMAIS!

Qualquer contagem regressiva para se livrar de um problema é lenta e angustiante.

Estamos vivendo isso agora.

Queremos que o tempo passe rapidamente, sendo que dias atrás reclamávamos da sua celeridade.

Como em tudo na vida tem os dois lados ( algumas vezes nós inventamos um terceiro ou quarto )  estamos tendo tempo de sobra para pensar, refletir, reconsiderar muitas coisas, mudar nossos hábitos e rumos, enfim, parar.

Fomos obrigados a desacelerar.   O medo nos impôs.   Os cuidados com o semelhante também contribuiram.   Nunca o planeta teve um volume tão grande de preces, promessas e pedidos de socorro espiritual.

O outro lado disso tudo é o caos economico que o confinamento provoca.   O processo produtivo estagna, o consumo desaba, as empresas deixam de faturar e a corda frágil arrebenta nas mãos dos assalariados, autônomos e etc.

Nem precisa dizer que a saúde é prioridade.
Se os cientistas ditam as normas de cuidados e dos perigos, quem somos nós para confrontá-los?

Mas aí é que entra o papel essencial e importante dos administradores públicos.
Eles foram eleitos e são muito bem remunerados para descascar os abacaxis do dia a dia.
O povo contribuinte quer segurança social.    Quer trabalho, quer saúde e ao mesmo tempo que dá a sua parcela no processo se resguardando para evitar que o virus se alastre, precisa de soluções sólidas, concretas de como continuar pagando suas contas.

Até entendo que nos próximos dias haverá mudanças no regime de confinamento chegando-se a um bom senso comunitário.
Mas para tal é preciso que os homens públicos ajam com coesão, entendimento, isenção de qualquer projeto e tendencia político/partidária.

Sabemos que pedir tudo isso aos políticos é até utópico, mas dada a gravidade do momento bem que eles poderiam ter uma "recaída" e se darem as mãos para o bem comum.

Mas se de tudo isso os prejuízos forem monstruosos em todos os setores e sentidos, que mais uma vez ressuscitemos ( pois já foram tantas as quedas onde o povo teve que reerguer países ) demonstrando nossa força e pujança.

Desistir?
Jamais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário