segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

PLANEJAMENTO E AS VELHAS RAÍZES.

                                                               Em tudo na vida é necessário planejamento.   Isso é o óbvio do óbvio.   No futebol profissional também é.   Há pessoas capacitadas para o desempenho desse mister e com salários condizentes.   Mas o futebol é um jogo, há ocorrências durante uma partida de futebol e durante uma competição, fatores aleatórios aparecem e muitas vezes os resultados não são os que estavam apontados e cravados no PLANEJAMENTO.

                                                              E como em todo campeonato só há lugar para um campeão, os demais preenchimentos de vagas valendo para tal e tal competição do ano seguinte normalmente são sub-valorizados e aí vêm as críticas, campanhas e todo o tipo de protestos.

                                                               Sempre que chega um treinador para o clube, torcedores e dirigentes se enchem de esperança e definem que nesse nome está a solução geral.

                                                               E na imensa maioria das vezes não é assim que a banda toca.
Quem pode garantir, por exemplo, que Jorge Jesus ( caso continue no Flamengo ) repita todo o sucesso de 2019 no próximo ano?     E ainda correndo o risco de não ser campeão mundial no Catar nesta semana e ser duramente criticado e até descartado.

                                                               É evidente que tudo isso que estamos expondo é ligado à paixão do futebol, o imediatismo, a cegueira do amor ao clube, seja ele qual for.

                                                               Mas é preciso que se registre o quanto esse esporte é surpreendente, enigmático, ávido em pregar peças.     Apostas são - e já foram - quebradas, derrubadas, por conta do imponderável futebol clube.

                                                                E os clubes continuam dependendo dos dirigentes-torcedores, fanáticos, que muitas vezes desprezam os pareceres dos técnicos de planejamento e tomam decisões acaloradas e envoltas em pressões de conselheiros, torcidas organizadas e etc.    Mesmo que muitas agremiações já tenham se tornado "empresa" mas que ainda sofrem a influência de pessoas ligadas à história do clube e se achando no direito de desprezar os métodos modernos de gestão.

                                                                Mas isso tem jeito de mudar?    Acho muito difícil pois há diversos exemplos do futebol europeu em que os "donos" dos clubes agem como ditadores e tomam decisões erradas e destroem planejamentos profissionais e bem feitos.

                                                                 Essa cultura de tudo girar em torno de um "dono" ( e normalmente esse dono é o cara da grana ) ou quem domina a política do clube, tem raízes profundas às vezes inatingíveis.

                                                                  E reforço que a falta de gestão profissional em muitos clubes brasileiros prevalece também em velhas agremiações europeias envoltas em dívidas e mais dívidas.

                                                               

                                                             

                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário