sábado, 23 de abril de 2016

FELIZ ANO VELHO

Pelos idos de 1987 foi lançado o filme nacional FELIZ ANO VELHO, baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva.

Fui surpreendido por um amigo narrador, Reinaldo Costa, certo dia ao chegar na Vila Belmiro para mais uma jornada de transmissão.

Reinaldo brincou ao dizer que agora eu era um astro do cinema.

Sem saber do que se tratava, sorri e perguntei do que ele estava falando?

Foi aí que fiquei sabendo do filme e que logo na abertura constava uma narração minha de uma prova da São Silvestre que transmiti pela rádio Gazeta de São Paulo.

Chegando em minha cidade procurei o cassete da película para verificar o conteúdo.

E realmente logo no começo do filme pinta uma narração de minha autoria, mais participação do amigo Tony José Quartarollo, que teve a duração de aproximadamente 3 minutos.

Pasmo, pois ninguém me consultou pedindo a liberação ou não do trabalho, fui até os créditos no final do filme e nada constava em registro.
Nem "agradecimento" a mim, ao Tony e muito menos à TV Gazeta pois as imagens ilustrativas eram dessa emissora.

Consultei alguns advogados e todos disseram que eu devia ingressar com uma ação indenizatória.

O amigo Tony mexeu nisso por um bom tempo, porém quase impossível localizar os diretores, produtores ou coisa que o valha.

O filme fez sucesso, a obra de Marcelo Rubens Paiva muito boa, mas os direitos de propriedade de alguns profissionais não foram respeitados.

Infelizmente é o que acontece em nosso País em quase todos os setores.

O desrespeito a direitos autorais é uma afronta constante e sem qualquer sanção aos infratores.




Nenhum comentário:

Postar um comentário