quinta-feira, 5 de setembro de 2013

CLUBES E TORCIDAS -- CUMPLICIDADE

Discute-se muito quanto ao clube ser punido em razão de seus torcedores se envolverem em brigas nas arquibancadas ou nas imediações dos estádios.

Como em 100% dos acontecimentos as "organizadas" estão envolvidas, entendo que as agremiações devam ser responsabilizadas, sim senhor.
Afinal, os clubes apoiam essas facções, inclusive financeiramente.
Há um vínculo intimo entre diretorias dos clubes e as organizadas.
Por isso deve haver cumplicidade também na hora de pagar a conta, ou seja, nas punições.

Aliás, aqui no Brasil à toda hora criticamos a impunidade, e quando ocorrem as sanções temos de apoiar e aplaudir, sem colocar qualquer empecilho ao seu cumprimento.

Quanto aos argumentos de que os "bons torcedores" serão punidos deixando de comparecer por conta da punição - portões fechados, no caso - infelizmente em momentos críticos de saneamento não há como separar o joio do trigo.

É uma contribuição da legião do bem para que se tente sanar, ou amenizar, a violência nos espetáculos do futebol.

Outra questão discutível é a de se culpar diretamente as polícias pela violência nos estádios.
Não concordo.
A culpa, na sua origem, é de quem provoca a violência.
A polícia apenas intervém. É este o papel da polícia.
Se ela, a Policia, está bem preparada ou não, é uma outra questão a ser debatida.

Em suma, o problema da violência é muito mais amplo do que a intervenção policial.
Nasce lá atrás com a falta de educação, cultura, formação familiar às vezes, e etc etc etc....

Se formos colocar a culpa em alguém(?) é preciso que sejamos justos.
É dos Governos, é das famílias mal estruturadas e das próprias pessoas que enveredam pelos caminhos do Mal, sabendo que estão erradas e provocando o terrorismo social.

Escrevo tudo isso sabendo que a qualquer momento o Tribunal pode inverter o quadro, conceder efeito suspensivo, tudo isso é de praxe, infelizmente, mas o assunto é bom para reflexões.

Porém, reitero que sou de opinião que os clubes devam pagar pelo que as organizadas fazem, exatamente pela cumplicidade que existe entre eles, e há décadas, até que um dia os dirigentes entendam o quanto de MAL estão fazendo para o futebol, contribuindo e apoiando essas facções e acabem mudando de posição.










2 comentários:

  1. Jota
    Tenho uma duvida: será que não tem como o poder judiciário proibir torcida em todos os jogos? Não acho correto a Policia deslocar centenas de homens para tomar conta de um jogo. Em dias de jogos além do policiamento dos estádios é necessário um grande reforço nos metrôs e estações de trem, este efetivo com certeza faz falta no policiamento do cotidiano das cidades. A PM chega a colocar cerca de 500 homens para tomar conta de jogo com 20 mil pessoas, futebol é importante porem não é tão essencial, ainda mais sabendo da cumplicidade destes bandidos com as diretorias dos clubes. Não acho correto pois não temos policias sobrando muito pelo contrário.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Roberto Carlos, um abraço.
    Esse é um outro assunto interessante e que já foi tema de alguns programas que participei.
    Também acho que a atenção especial que se dá ao futebol com o deslocamento de dezenas de policiais aos estádios e proximidades é exagerada, embora a PM o faça com a melhor das intenções, obviamente.
    O assunto é complexo.
    Obrigado pela participação, amigo.

    jota

    ResponderExcluir