terça-feira, 1 de novembro de 2011

NEYMAR OU MESSI ????

O assunto agora é se Neymar estará entre os três finalistas a "melhor do mundo".

Particularmente, nunca apreciei essas coisas de "melhor disso" ou "melhor daquilo", pois muitas vezes as escolhas não são honestas, ou justas, e acabam ferindo talentos.

Vejo como uma certa discriminação o fato de apontar alguém como "o melhor" em detrimento de outros, que também merecem reconhecimento, pois o futebol não vive apenas dos grandes astros.
E estendo minhas considerações também para outras escolhas, fora do esporte.

Mas é claro que o mundo vive disso e o futebol não é diferente.

Neymar está entre os melhores e vem agora a torcida para que ele fique entre os finalistas e ganhe o troféu.

Entendo que em fria análise, se é que isto irá ocorrer, o garoto do Santos tem condições de brigar igualmente com Messi e outros.

O repertório de Neymar é fabuloso.
É puro talento.
Não é exagero discorrer sobre as qualidades do menino e exaltá-las.

O problema que vejo para que ele seja finalista, ou até mesmo seja o eleito como melhor do planeta, é a prioridade que os europeus dão aos craques que lá atuam.

Dizem que o Brasileirão tem pouca visibilidade no Velho Mundo, mas com a virtualidade de hoje, quem quiser poderá ver Neymar em ação a qualquer momento. Basta querer.

Insisto que se a bola ficar dividida entre Messi e Neymar, os europeus escolherão o craque do Barcelona.
E não vejo o argentino tão superior a Neymar, com toda a sinceridade.

Tudo é uma questão de enfoque, é claro, ou de preferência pessoal, mas se nos esforçarmos nos critérios de análise, dá sim para concluir que Neymar merece ser eleito o "melhor do planeta".

Isso tudo ainda, com a possibilidade de Neymar nem ser incluido entre os três melhores, o que seria uma tremenda injustiça com o craque do Santos.

Por isso, e pelas conjecturas, é que acho esse negócio de escolher o melhor, muito perigoso. Corre-se o grande risco de cometer injustiças.

Mas, como muita gente gosta, o negócio é torcer pelo menino da Vila.

2 comentários:

  1. Sinceramente, creio que o Neymar não tem chance de ficar entre os 3 primeiros. Muitos dizem que na Europa há mais visibilidade, mas será que o critério principal, ao invés de ser a visibilidade, não é o nível de dificuldade dos campeonatos que os jogadores disputam?

    ResponderExcluir
  2. Como decidir entre um que joga hoje no melhor time do planeta, com estrelas do mundo ao seu lado, e um outro que leva um time inteiro nas costas. E não só um time, uma seleção também. Na verdade é uma vergonha a mídia discutir isso, pois um país com 5 copas do mundo, onde inúmeros craques usaram a camisa amarela, e hoje dependemos de um jogador de 20 anos. E os demais servem pra que??? E se o neymar se lesionar...

    ResponderExcluir