quinta-feira, 10 de junho de 2010

TÁ CHEGANDO A HORA DA JABULANI.....

Chegando a hora da Jabulani rolar.

Hoje a festa de abertura, amanhã os dois primeiros jogos da Copa.

Parreira em mais um Mundial. Quinto ou sexto, já.

Preocupa a situaçao do goleiro Júlio César, sentindo novamente dores nas costas.

De resto, todos bem, até Kaká, que também preocupava.

Amanhã África do Sul x México, 11 da manhã.
Uruguai x França, três e meia da tarde.

Sportv mostra as duas partidas, com Milton Leite e Luiz Carlos Jr., respectivamente.

Lédio Carmona, Mauricio Noriega, PC Vasconcellos, André Rizek, Carlos Eduardo Lino, nosso time de comentaristas das partidas.

Copa é sempre uma emoçao especial. E todos se ligam.

2 comentários:

  1. Olá!.. Logo após a transmissão do amistoso Brasil x Tanzânia (7 jun 2010), referindo-se às diversas línguas faladas na África do Sul, um dos comentaristas do SporTV disse que um habitante de Johanesburgo ficou chocado com a informação de que "o Brasil teria só uma língua, o Português". Confesso que também fiquei chocado, pois isso é uma absoluta inverdade! Em nome das cerca de 240 etnias nativas que habitam atualmente o território brasileiro, eu gostaria de corrigir este erro gravíssimo de informação, esclarecendo que o Brasil possui cerca de 50 idiomas.

    Aliás, se eu fosse um índio Xavante, e estivesse assistindo a essa transmissão do jogo em minha aldeia (e, lhe garanto, eles estavam assistindo ao jogo, pois são fanáticos por futebol..!), eu ficaria muito bravo em ouvir que “no Brasil só se fala um idioma, o Português”.... Por favor, vejam abaixo a lista de idiomas falados atualmente no Brasil (sem incluir as línguas de imigrantes japoneses, italianos, etc). São elas:

    Aikaná, Aparai, Arawá, Arikén, Aruak, Aruak-maipure, Aweti, Bora, Bororo, Chiquito, Creoulo, Guaikuru, Guarani, Guató, Ia-tê, Iranxe, Jabuti, Jê, Juruna, Kanoe, Karajá, Karib, Katukina, Koazá, Krenák, Maxakali, Makú, Mawé, Mondé, Munduruku, Mura, Nambikwára, Ofayé, Pano, Ramarama, Rikbaktsa, Samuko, Tikuna, Timbira, Tiriyó, Tukano, Tupari, Tupi-Guarani, Trumái, Txapacura, Wajãpi, Wayana, Witoto e Yanomami. Ao todo, são 49 línguas indígenas brasileiras que, somadas ao Português, contabilizam 50 idiomas falados no Brasil.

    Isso não é um exagero de minha parte, em se considerando, inclusive, que as línguas faladas na África do Sul (além do inglês), também são línguas de origem indígena...!!

    Pelas últimas estimativas, contabiliza-se uma população indígena próxima de 600 mil pessoas no Brasil. Embora a população indígena atual pareça pequena quando comparada aos aproximadamente 5 milhões de nativos que habitavam o Brasil na época do Descobrimento, os índios são parte importantíssima do povo brasileiro e não podem ser desconsiderados assim por um meio de comunicação de massa que tem a responsabilidade de informar a esse mesmo povo brasileiro. Portanto, respeitemos e levemos em consideração TODOS os habitantes do Brasil, TODAS as nossas línguas.

    Respeitosamente, PEDRO PAULO SALLES

    ResponderExcluir
  2. JOTA
    Tudo bem?

    Verdade... na "hora h" todos se envolvem na Copa...
    Legal a informação do Pedro... confesso que minha ignorância no assunto, jamais arriscaria tantas línguas faladas no nosso Brasil.
    Em relação à Copa... invicta há 12 jogos, a anfitriã mostra que absorveu completamente o "espírito Parreira"(retranqueiros para alguns, eficiente, para outros, inclusive para ele próprio...), os Bafana Bafana correm por fora... no quarteto de ferro Europa/Latinos: Alemanha/Inglaterra, Brasil/Argentina... vejo o nosso lado mais forte, até porque desta vez a Argentina soma com um otimismo até exagerado...
    No mais, o Neto que me desculpe, mas, a Espanha vai amarelar de novo... é como o Corinthians na Libertadores...parece que tem algo sobrenatural...
    Restam ainda: França, Itália, Sérvia, Holanda, Paraguai e outros que compõe um bloco intermediário, que, serão semi-azarões...
    Porém, acho que os africanos podem finalmente marcar o nome na história dos títulos e Carlos Alberto Parreira provar, que, eficiência e competência nem sempre andam juntas...principalmente no futebol.

    Forte abraço e boa Copa prá nóis... faltam 93 mi neste momento... daqui à pouco a bola rola!

    Estamos aqui, firme e fortes no SPORTV...que, vença o melhor!(ôpa, acho que alguém já falou isto...).

    PAULOFILÉ55

    ResponderExcluir