terça-feira, 11 de maio de 2010

DUNGA É O CARA ?

Não dá para contestar os números conquistados pela Seleção, nas mãos de Dunga e Jorginho.

Alguns dizem que seleção brasileira, em qualquer tempo, é só o treinador não atrapalhar que os jogadores resolvem em campo.

Acho uma afirmação extremada.

O técnico faz parte do contexto, evidentemente. É o comandante do grupo. É o pensante.

Mas já tivemos técnicos no comando da Amarelinha que apenas constaram da foto, com pequena parcela de contribuição no trabalho.

O assunto é bastante polêmico.

Na atualidade, vejo Dunga como alguém muito bem intencionado, guerreiro, concentradíssimo na responsabilidade, mas sem a perspicácia técnica necessária para jogar uma Copa.

É apenas um enfoque particular. Não tenho a pretensão de estar certo. Talvez não esteja.

Mas é a minha posição.

Com tantos treinadores capacitados, rodados, vividos, vejo que é imprudente ir a um Mundial com alguém que está apenas há dois anos na estrada.

Tem também o aspecto de Dunga não saber lidar com a dia-a-dia da mídia.
Tem extrema dificuldade em entender o papel da imprensa, que precisa fazer as perguntas inteligentes e óbvias, assim como o povo faria, nas suas mais diversas camadas sociais e culturais.

Copa do Mundo é uma tremenda pressão e haverá choques entre o técnico e a imprensa.
A mídia exagera muitas vezes.
Mas tudo isto está no script.

Independentemente dos nomes que constarão da lista, logo mais, é o que penso sobre o treinador da Seleção.

Todo treinador é sempre julgado pelos resultados.
Entendo até, que isto é uma tremenda injustiça, porque perder ou ganhar é do jogo.

Mas eu preferiria ir à Copa com um treinador experiente, rodado, vivido.

2 comentários:

  1. Rogério Sarmento11 de maio de 2010 05:47

    Concordo, Jotinha! Os números do Dunga são excelentes, mas experiência ele tem pouca. Assim como dizem os que defendem a não convocação de Ganso (que eu levaria para reserva de Kaká) e Neymar (que eu não levaria para reserva do Robinho, pois temos Nilmar muito bem, com mais experiência e menos "cai-cai"). Infelizmente, acho que o dunga não vai levar ninguém novo. Vamos torcer pra levar, ao menos, o R. Gaúcho!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Rogerinho, um abraço.

    Seleção convocada, definida, o jeito é acompanhar os trabalhos e verificar que rumo ela poderá tomar.
    Me parece um time com pouca criatividade e com peças de reposição limitadas.
    Tomara que o "professor" Dunga esteja certo.

    jota

    ResponderExcluir