sábado, 20 de março de 2010

O TIME QUE TORÇO É O......

Com a globalização também no esporte e a facilidade hoje de se ver eventos importantes ao vivo pela televisão e internet, todo mundo se liga freneticamente em tudo o que ocorre lá fora.

A cada momento alguém me pergunta para qual time EUROPEU eu torço.

Fico sem jeito em desapontar os perguntadores, especialmente a garotada, mas respondo NENHUM.
Se aqui no Brasil não consigo torcer para nenhum clube fora de São Paulo, meu estado, o que dirá de agremiações estrangeiras com as quais não tenho nenhuma ligação afetiva.

Não me espanta, mas fico admirado em ver a garotada e mesmo os jovens e adultos se ligarem nos clubes de Espanha, Itália, Alemanha, França, Portugal, Inglaterra, especialmente pelo fato de não haver a tal "ligação afetiva" que me referi acima.

Hoje, por exemplo, me ligo apenas nos resultados do Rio Branco de Americana, por ser da minha cidade e um clube que aos 10 anos de idade já era frequentado por mim.

Mas ainda assim, não sofro, não perco o sono, nada disso.

Aliás, futebol é divertimento, entretenimento, um grande sarro. Só isso.

Levar muito a sério a ponto de descontrole emocional e irritabilidade junto à família, não tem nada a ver com inteligência e bom senso.

Importante é levar a sério o trabalho, a familia, a saúde, as responsabilidades do dia a dia e o respeito ao próximo.

Ressalto que a seriedade tem de existir entre os profissionais do futebol - jogadores, treinadores, preparadores, massagistas e etc. - além dos comunicadores de rádio, jornal e televisão.
Isso tudo é um trabalho.

Mas o torcedor não PODE se deixar levar seriamente pelo futebol e seus desdobramentos.
Curta, se divirta, fique bravo com as derrotas, mas sem passar dos limites.

A palavra certa é EQUILIBRIO.

E se esse post parece lição de moral ou coisa parecida, desculpem, mas é o que penso e acho importante sempre registrar.

12 comentários:

  1. JOTA

    Tomei a liberdade de indicar este seu texto em um Blog (Esporte em Rede), em razão do assunto "torcidas organizadas", que, foi propposto por uma intrevista do Prof. Weligton(professor e editor do Blog),o assunto encaixa como "tampa em panela", com o debate proposto pelo tema em discussão por lá (http://esportemrede.blogspot.com/ é o indicativo caso alguém se interesse pelo debate).

    Abs

    PAULOFILÉ
    PS: Daqui à pouco tem Barão!

    ResponderExcluir
  2. Oi Jota, tudo bem amigo ?
    Fala a verdade cara, vc é corinthiano né?
    kkkkkkkkkkkkkk
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá ! Conheça a mais perfeita réplica do troféu da copa do mundo. Você pode comprar e revender para bares, restaurantes, hotéis que farão decoração temática ou também para lojas em geral, inclusive de esportes. Confira no
    http://trofeudacopa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Beleza, Filé. Fico honrado com a sua indicação. E vi aqui o resultado do Quinzão, mais uma vitória. Que beleza hein???

    Bom domingo, amigo.
    jota

    ResponderExcluir
  5. Fala, Chiqueiro, td bem???

    A idade me fez ficar frio em relação a sentimentos clubísticos. Talvez isto não seja bom, mas foi legal para a minha profissão, pois consigo fazer o trabalho com isenção.

    Bom domingo, amigo.
    jota

    ResponderExcluir
  6. Jota
    Esta frieza em relação aos sentimentos clubísticos voce percebe que é somente de sua parte ou também ocorre com varios de seus colegas de profissão? te pergunto porque me lembro de uma declaração do Luciano do Valle que vai de encontro com o seu post.
    Abraços
    Roberto Carlos

    ResponderExcluir
  7. Alexandre Salvador - Curitiba/PR21 de março de 2010 08:57

    Onde eu assino?

    ResponderExcluir
  8. Olá Jota tudo bem?

    Este equilibrio, calma, seriedade que você tem ao transmitir os jogos, mostra o bom profissional que você é, pois nas transmissões expressa ao alegria de estar fazendo o que gosta tornando mais emocionante para ambos os lados. Gostaria que todos narradores fossem imparciais quanto ao resultado e ao jogo e deixem para os comentaristas as opiniões. Parabéns


    Abraços

    Emerson Mateus

    Obs.: O Rio Branco esta tirando o sono até meu que sou barbarense e o milagre esta rondando o leão da treze. rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Roberto, não sei te responder sobre os colegas de rádio e televisão.
    Fico devendo essa.
    Boa semana, amigo.
    abraço do jota

    ResponderExcluir
  10. Obrigado, Emerson.
    Quanto ao Tigre acho que não vai dar pra segurar essa barra, não.
    Já o União está subindo e parece que achou o caminho da classificação.

    Boa semana, amigo.
    abraço
    jota

    ResponderExcluir
  11. UM abraço, Alexandre Salvador.
    Boa semana, amigo.
    abraço do jota

    ResponderExcluir
  12. JOTA

    Dois detalhes:

    1°) O erro na digitação do meu post... portanto, onde está escrito "intrevista" leia-se "entrevista".
    2°) O XV está "crescendo na hora certa", o elenco é bom e pode vir o tão esperado acesso para a A-2... e o projeto da diretoria "A-1 2013", no ano do centenário(15.11.1913), comemorando a volta para a elite do futebol paulista... vamos aguardar!

    Quantos aos elogios pelo seu trabalho... dispensam qualquer comentário!

    Boa semana amigo!

    PAULOFILÉ

    ResponderExcluir