segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

NEYMAR, ROBINHO, GARRINCHA...

Santos reclama que os adversários andam caçando o menino Neymar em campo.

Parte da imprensa paulista também condena os zagueirões que andam dando pancada no garoto santista.

É simples.

Basta que as arbitragens ajam com rigor, com discernimento, para entender quando a marcação é leal ou desleal. E também quando o menino exagera nas firulas.

Fica difícil pedir aos marcadores de Neymar - e Robinho - que mantenham postura elegante e ética ao levar um drible desconcertante. O sangue ferve alí na hora, sabemos disso.

Há os que se controlam, mas há aqueles que reagem violentamente e acabam cometendo lances violentos contra os meninos da Vila.

De tudo isso, fico pensando - e voltando no tempo - se Mané Garrincha jogasse nos dias de hoje?

Mané ridicularizava os marcadores. Gingava na frente deles, passava o pé em cima da bola, rodopiava o corpo sem tocar nela, e outras diabruras "garrinchísticas".

Lá atrás no tempo, ainda, diria o mesmo de Canhoteiro, um ponta esquerda do São Paulo e da Seleção Brasileira, que entortava seus marcadores.

Ney, um ponta esquerda que o Palmeiras trouxe da Ferroviária de Araraquara, que igualmente deixava os laterais malucos. Ninguém conseguia tirar a bola de Ney.

Mário, mais atrás ainda, um ponteiro esquerdo do Corinthians, que chegava a irritar de tantos dribles que aplicava no marcador.

Tema para reflexão nesses dias de Carnaval.

Deixe a sua opinião.

2 comentários:

  1. Olá Jota!
    Xiiiiii, complicado esse tema. Realmente tem tanta coisa para ser analisada: o exagero nas firulas, a interpretação da chegada do zagueiro no atacante, a firmeza que a arbitragem precisa ter para a punição e vai por aí.... . De qualqrer forma acho que aquela firula que é feita em direção ao gol é normal, o negócio é querer inventar, aparecer, humilhar o adversário, assim não é legal. Agora vamos combinar: ver um jogador do seu time fazer firula e entortar o adversário é MARAVILHOSO!!. Irritante Jota é ver o contrário (rsrsrsrs)
    Bjs! Silmara

    ResponderExcluir
  2. Isso ai, Silmara.
    Toda a razão.
    beijo!!!

    jota

    ResponderExcluir