quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

40 ANOS DE ESTRADA

O ano está terminando e com ele vou completar 40 anos de estrada.

Não conto isso para me vangloriar de nada.

É apenas um registro para a minha própria reflexão sobre a vida e a carreira, além de compartilhar com as pessoas que me acompanham e a quem tenho profundo respeito.

Comecei a trabalhar aos 13 anos de idade em um escritório de contabilidade numa fábrica de tecidos em Americana, minha cidade.

Foi aos 20 anos que me iniciei em rádio e jornal, também em Americana.

Passei por rádios da minha cidade, Limeira e Campinas, até chegar a São Paulo.

Na capital paulista fiz três anos e meio de Gazeta ( rádio e tevê ).
Uma grande escola.
Quantos começaram ali.
Galvão Bueno, Flávio Prado, Henrique Guilherme, e Osmar de Oliveira, por exemplo.

Osvaldo Maciel, Vanderlei Ribeiro, eu, Nelson Balançando Oliveira, começamos no interior mas nos projetamos na velha Gazetinha.

E é claro que minha memória já deve estar me traindo e certamente esqueci de outros brilhantes companheiros.

Início de 1980 fui para a rádio Bandeirantes.
Em 83 mesclei rádio e tevê na própria Band.
Com a chegada de Luciano do Valle e seu projeto SHOW DO ESPORTE, fiquei exclusivamente na televisão.

Permaneci na Band até janeiro de 99.
Em março deste mesmo ano ingressei no canal Sportv, onde estou até hoje.

Vira e mexe me perguntam até quando pretendo trabalhar.
Respondo que não pensei nisso, até porque me sinto bem na profissão e ainda me sinto útil.
E depois, porque tenho contas a pagar.
E em parando, acho que me sentiria inútil e ainda com algum gás para seguir na ativa.

De qualquer forma, me sinto um privilegiado por fazer o que gosta e de ter muitos amigos.

Desde pequeno almejei trabalhar em rádio.
E o sonho se concretizou, felizmente.
Fui ajudado por muita gente.
Ninguém cresce na profissão por si só.

Sonhava trabalhar em rádio, porque a televisão nos anos 50 e 60 apenas chegava ao Brasil.

Se tenho algo a comemorar neste final de 2009 - e felizmente tenho muito a brindar - são os 40 anos de jornalismo.
Mais a família, é claro, os amigos, pessoas queridas em todos os segmentos.

E a saúde, evidentemente.
Sem ela, nada acontece.

Normalmente quando se comemora uma efémeride como essa, fala-se dos problemas e dos obstáculos percorridos - tive muitos, claro - mas prefiro falar das aberturas que tive e das pessoas que sempre me compreenderam, abrindo portas e microfones.

Fui e sou um premiado pela sorte.
Pela sorte, pelos amigos e por ELE.

15 comentários:

  1. Newsletter Semanal #1

    Blog Águia de Ouro

    O Benfica regressou à liderança, onde é coadjuvado pelo Sp.Braga, o grande golo de Saviola e a importância de chegar ao Ano Novo com 6 pontos de vantagem sobre o FC Porto, entre outros temas.

    Posts Anteriores:

    - Novamente Líder
    - UEFA Europa League
    - Na ressaca do Derby
    - Derby nulo!

    http://aguia-de-ouro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meu Querido Jota!
    Não imaginava que você já está a 40 anos na estrada!! Sou sua fã, mas não sabia desses números. Que lindo, espero poder ainda te ver por muitos anos nesse trabalho maravilhoso que te realiza!! Você merece tudo de melhor por ser esta pessoa extraordinária.
    Bjs e que você continue sempre brilhando e nos brindando com esse seu profissionalismo.
    Silmara.

    ResponderExcluir
  3. Jota,o que vc deve pensar menos é em parar....Vc esta em muito boa forma......Um dos mais carismaticos narradores de nossa tv,vc narra demais,suas transmissões são uma delicia de acompanhar.....sempre comentarios serenos,sábios....fora estes textos super legais que vc sempre nos brinda aqui em seu blog......parabéns pelos 40 anos de trabalho,que sejam mais 40 pela frente...Abraços de um grande fã seu,Fausto....

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde , Jota

    Eita que bom heim!
    40 anos de carreira, gostaria eu de um dia um dia chegar a esse numero que você esta hoje registrando,
    Afinal, apenas competentes na profissao e e dedicados a essa, e que chegam em numeros expressivos como o seu;
    E além de te admirar, já tenho tu como grande referencia nessa profissão de jornalista/ narrador;

    Te desejo Parabéns , muita saude, paz, sucesso em toda a sua vida profissional e pessoal, e que tenhamos você na TV, como a colega de Post disse, por mais 40 anos ou mais;


    Abraços

    Domingos Arthur - Sp

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelos 40 anos, Jota! 40 anos vencedores de grandes transmissões, narrações categóricas e simpatia para dar e vender. E que venham outros anos mais, tens fôlego pra mais umas duas Copas do Mundo sem grilo.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Mister Djêy. Haverá balada especial para comemorarmos a ocasião? Ouvi dizer que estão pensando em levar o Tremendão para cantar no seu sítio em Taboão da Serra... Jotinha, vc é sensacional, sou seu fã e sinto muita falta da sua companhia, dos papos e das piadas nos pré-jogos da vida... beijão

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado a todos pelo carinho.
    Que injeção de animo e coragem para continuar.
    Valeu, pessoal.
    abraço a todos.
    jota

    ResponderExcluir
  8. Orlando, João Pessoa/PB10 de dezembro de 2009 14:47

    Olá, Jota. Tudo bem?

    Parabéns pelos 40 anos de profissão bem exercida. Parabéns pela avaliação positiva que você faz da sua carreira, deixando os desagrados enfrentados em segundo plano. Aliás, você me parece ser um camarada muito de bem com a vida. É isso aí, Jota

    Desejo outros quarentinhas de muito sucesso e satisfação para você.

    Não o conheço, mas sinto que você merece.

    Um grande abraço

    Orlando

    ResponderExcluir
  9. E ai amigo Jota

    Parabéns pelos 40 anos de uma brilhante carreira, muita paz saúde e sucesso, e pode ter certeza que a sorte ira durar não só para mais 40 e sim por muito mais você merece.

    Abraços


    Emerson Mateus
    Santa Barbara d´Oeste

    ResponderExcluir
  10. 40 Anos, que maravilha hein Jota ...

    Que pessoa abençoada você é e nós também, por poder acompanhar e aprender com este seu belo trabalho.

    Desejo imensamente que Deus permita mais longos anos de vida e carreira para continuarmos esse aprendizado para você e com você.

    Um beijo enorme mestre.
    Que Deus ilumine seus passos.

    =]

    ResponderExcluir
  11. CARO JOTA.
    PARABÉNS POR SUA CARREIRA VITORIOSA. DE GRANDES TRANSMISSÕES E DE UM COMPORTAMENTO EXEMPLAR. POUCOS PROFISSIONAIS SÃO TÃO ADMIRADOS COMO VOCÊ. SOU APENAS MAIS UM DE SEUS INÚMEROS FÃS.
    QUE VOCÊ CONTINUE SEMPRE TRANSMITINDO TODA ESSA CATEGORIA E SIMPATIA.

    ABS

    Edu

    ResponderExcluir
  12. Mais uma vez, obrigado a todos.
    Eduardo Silva, amigo, é muita gentileza sua.
    Will, sou seu fã,vc sabe disso.
    Carlinha, querida amiga. Beijo no seu lindo coração.
    Emerson, MEU GERENTE....rsssss, obrigado demais.
    Orlando, vc é especial, cara.
    Edu, do PAPO, vc que é categórico...rssss
    Domingo, Deus te cubra de Luz e PAZ.
    Silmara e Fausto, querem emocionar o "véio" né???? rssssss

    beijo em todos.
    ótimo final de semana.

    jota

    ResponderExcluir
  13. 40 anos de glória, Jotinha. Competência, seriedade, amizade e talento em doses cavalares. É um prazer trabalhar com o amigo.
    Abs.
    Nori

    ResponderExcluir
  14. Amigo Nori.
    Prazer e honra de minha parte trabalhar com você.
    Orgulho-me disso.
    Muito obrigado.
    abraço
    jota

    ResponderExcluir