quinta-feira, 26 de novembro de 2009

MINHA SOLIDARIEDADE A LUCIANO DO VALLE

Sabendo que muitas pessoas vão entender esse meu post como um ato corporativista ou coisa que o valha, preciso me pronunciar sobre uma maldade que corre na internet.

Meu amigo Luciano do Valle cometeu um ato falho na transmissão de Fluminense x LDU ontem pela Band, ao trocar a emissora do Morumbi pela Globo no comecinho do segundo tempo.

Isto acontece com muitos comunicadores. Já aconteceu comigo. E vai continuar acontecendo.

Por ser crítico, o jornalista é sempre alvo de escorregões para também ser criticado.

Tudo bem.
Faz parte.

Faz parte porque os seres aqui viventes ( nós ) têm essa coisa de "vigiar"" o semelhante, de policiar os atos e as atitudes dos outros, como se perfeitos fossemos.

E ao primeiro leve equivoco de alguém, crescemos na nossa pretensa superioridade e infalibilidade(?) e caimos de pau em quem cometeu o deslize.

As pessoas acham que os comunicadores - jornalistas - são perfeitos.
Entendem que são seres de outros planetas, infalíveis.
Que não PODEM errar.

Todos nós ERRAMOS.
Em qualquer profissão, em qualquer atividade.
Por que o jornalista não pode errar?

Atitude menor essa dos que se aproveitam da oportunidade e despejam satisfação pela falha de um ser humano, que circunstancialmente tem um microfone na mão.

Luciano, amigo e irmão, fica aqui a minha simples e modesta solidariedade.
Sei também que você nem liga pra isso, pois é superior e independente.
Entre seus erros e acertos na vida profissional, tá "99 x 1" pra ti.

Os "infalíveis"e "perfeitos" vão continuar caçando.
É assim que eles sabem viver.
É assim que eles se realizam.

6 comentários:

  1. Boa noite,

    Sinceramente acredito que as pessoas que visam enfatizar os erros dos outros, é porque nunca acertou na vida;

    E sobre o Luciano, as vezes percebo que a narração dele é mais empolgante de acordo com o time que a emissora esta enfatizando no momento, as vezes percebo isso, mas mesmo assim muito raro;

    Pro meu modo de ver, é um ótimo narrador;
    Em relação a erro, na verdade é tão humano,
    o que muitas vezes não é humano, é o modo com que as pessoas julgam;

    abraços

    Domingos Arthur

    ResponderExcluir
  2. Jota

    O tempo passou, também, para o Luciano e ninguém pode exigir que ele seja o mesmo de 15 ou 20 anos atrás. Eu relevo qualquer erro de Luciano, haja vista que o considero, ainda, o melhor narrador de tv do país. Trata-se de pessoa simpática ao microfone e fora dele.
    Só uma coisa jamais perdoarei em Luciano, o fato de ter sido ele quem consagrou o uso de ex-jogadores, ex-técnicos, celebridades e outros elementos estranhos na ao meio na TV em detrimento dos verdadeiros jornalistas e radialistas. Ele e Osmar Santos, infelizmente, dois extraordinários talentos da comunicação esportiva vão carregar por toda a vida esse estigma da desvalorização de toda uma classe.
    De qualquer forma, se Luciano estiver narrando e tiver, hipoteticmente, um ouvinte, este, certamente serei eu.
    Estou postando com toda a sinceridade e entendo o seu lado. Se não quiser publicar, não ficarei ressentido.

    ResponderExcluir
  3. Olá Jota, tudo bem ?
    Concordo com você que o Luciano tem mais créditos do que qualquer outro narrador no cenário esportivo nacional mas creio que meu amigo Alcides está certo. E digo mais, já estou farto de assistí-lo narrando jogos e errando sempre o nome dos jogadores. Um profissinal com o gabarito dele deve sempre se atualizar e se preparar antes de uma jornada. Os erros dele são tão grotescos quanto um jogo do PALMEIRAS que a Globo colocou o hino do São Paulo no gol do verdão.
    "HERRAR É UMANO" . . .
    Persistir é burrice!
    Abraços Jota.

    ResponderExcluir
  4. Sem palavras, Jota!
    Disse tudo, sobre nós, sobre a profissão e sobre a vida, por que não...

    Assino contigo!
    Roger Willians

    ResponderExcluir
  5. Jota
    Sou fã do Luciano, porem tenho que admitir que ele tem errado demais, acredito que também deveria ser mais poupado, ou preservado, como acontece com o Galvão na Globo.
    Abraços
    Roberto Carlos

    ResponderExcluir
  6. Jota sou seu fã a muitos anos caradesde criança praticamente tenho 28 anos e vendo a nova era de locutores esportivos, tenho ficado preocupado, pois apesar de temos ótimos profissionais, os que estão surgindo ainda estão a km de distancia de "monstros" que tivemos e temos ainda como vc por exemplo.

    Parabéns pelo post sobre o Luciano, É ISSO AÍ
    FELICIDADES EM 2010

    ABRAÇO

    Jones Aráujo

    ResponderExcluir