segunda-feira, 27 de julho de 2009

O VOLEI BRASILEIRO E O GRANDE NARRADOR

O volei brasileiro é fantástico.

Provoca até inveja nos aficionados do basquete, por exemplo.

Bernardinho e José Roberto Guimarães são muito competentes, além, é claro, da alta qualidade dos nossos atletas { masculino e feminino }.

O que acompanhamos no final de semana é só mais uma confirmação de tudo o que o volei tem conquistado no cenário internacional.

A decisão masculina contra a Sérvia ficará na memória dos fãs da modalidade.

Aproveito para dar os parabéns aos amigos e colegas do Sportv: Sérgio Maurício, Marco Freitas e o ex-jogador Carlão, pelo espetáculo de transmissão que proporcionaram a todos.

Foram brilhantes, perfeitos.

E toda vez que vejo uma jornada gloriosa do volei brasileiro me lembro do querido e saudoso narrador Marco Antonio, que à partir dos anos 90 deu uma roupagem diferente às transmissões desse esporte na televisão.

Me lembro que com a Bandeirantes definindo as transmissões da Liga Mundial, logo que ela começou a existir, eu fui escalado para acompanhar a Seleção pelo exterior.

Com um problema particular não pude aceitar a escala e coube ao amigo Marco Antonio a incumbencia de narrar a Liga.

Marco ficou preocupado, pois nunca havia narrado voleibol.

Falou comigo que iria declinar da escala, mas foi convencido pelo professor Paulo Russo a aceitar a missão, pois daria a ele todo o respaldo técnico que necessitasse.

O que veio depois, todos já sabem.

Marco foi espetacular narrando também o volei.
Usou termos diferentes, bem apropriados, rotulou jogadores com apelidos e jargões sensacionais, caiu nas graças da galera.

A revista VEJA fez matéria especial com ele, manchetando ''MARCO ANTONIO - A VOZ DO VOLEI '' .

13 comentários:

  1. Olá Jota!
    O jogo foi realmente espetacular e o Sportv mais uma vez deu um show de transmissão.
    Só não estou mais feliz pq meu Peixe ontem fez feio na Vila perdendo pro Mengão(rsrsrsrs).
    Bjs!
    Silmara

    ResponderExcluir
  2. Muita saudade do grande Marco Antônio!!!

    E daquela maravilhosa equipe do canal do esporte.

    Abraços Jota!!!

    Paulo Pasturczak
    Jacarezinho/Pr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza . o domingo do show do esporte com Simone melo cleo brandão silvia vinhas elia jr enfim, timaço e a liga na Band "aquele" canal do esporte sensacional foi demais, Marco antonio e o prof Paulo Russo, fantásticos uma dupla perfeita, tbm posso dizer que hoje não tem ninguém na tv que comente um jogo como o Paulo Russo, o entendimento da coisa... Acho o Jota jr e Sergio Mauricio melhores narradores de vôlei hj, sem tirar nem por...

      Excluir
  3. Grande jogo, realmente, Silmara.

    Qto ao seu Peixe......rsssss

    bjs
    jota

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Paulo.
    Obrigado, amigo.

    Marcão faz muita falta. Grande profissional, maravilhoso amigo.

    abraço
    jota

    ResponderExcluir
  5. Gilsão mão de pilão.
    Afunda afunda afundooooooooooooooooou.

    ResponderExcluir
  6. Jota , me lembro de vc desde os tempos da Band e do campeonato italiano , onde brilhavam craques como Van Basten , Maradona , etc , ...
    Em relação a Marco Freitas , ele é de longe o melhor comentarista de volei do nosso pais .
    Pena o mesmo ter um blog .
    Quanto ao Marco Antonio , jargões como "Afunda afunda afundooooooooooooooooou " e " Gilsão mão de pilão " são inesquecíveis .

    ResponderExcluir
  7. NÃO CONSIGO FALAR COM O SPORTV (ELES SÃO INCOMUNICÁVEIS). GOSTARIA DE SABER SE A EQUIPE DELES SABE QUE ESTÁ HAVENDO CAMPEONATO SUL AMERICANO DE VOLEI MASCULINO. ACHO QUE ELES TRABALHAM MAL. TODOS OS CANAIS DE ESPORTE TEM UMA HORA QUE SÓ DÁ FUTEBOL. ESQUECEM QUE HÁ OUTRAS MODALIDADES. E OS JOGOS DE FUTEBOL SÃO REPRISES. PQ NÃO COLOCAR O VOLEI QUE TB HÁ QUEM GOSTE. ACHO QUE OS 2 SPORTV SÓ SÃO, NA REALIDADE, CANAIS DE FUTEBOL. É TRISTE....

    ResponderExcluir
  8. saudades do Marco Antônio! Afunda, afunda, afundou!

    ResponderExcluir
  9. Caramba... Que história interessante essa do Marco Antonio e do Paulo Russo. Não é à toa que eles formaram a melhor dupla de narrador/comentarista do vôlei brasileiro, com todo respeito ao Luciano do Valle que também é ótimo.

    ResponderExcluir
  10. O Marco Antonio era maravilhoso! Aprendi a gostar ainda mais de assistir volei na tv por causa dele. Ele está deixando muita saudade em todos.
    Foram transmissóes maravilhosas. Jargões como: "afunda, afunda, afundou! e Gilsão, mão de pilão e ainda tem outro: Uau, assim ele procurou petróleo!!!
    A equipe da Band é maravilhosa!!! Luciano do Valle é o melhor!!!

    ResponderExcluir
  11. Aprendi a gostar de volei com o narrador Marco Antonio , fora outros jargões que el inventou como o Rally que hoje virou uma forma popular de expressão do volei, eu achava muito diferente o jeito dele narrar e dava muita risada e era muito emocionante ver a empolgação dele.

    Abraço a todos

    ResponderExcluir
  12. Eu amava as transmissões de volei da Band com o Marco Antonio...Como disseram ele empolgava, torcia, enfim trasmitia td aquilo que sentiamos pela seleção brasileira...era sensacional, perdemos um grande narrador....Não me esqueço tb dos jargões dentre eles...."aíiiiii Gigioooo", "vai jorrar petróleo hein..." rs..saudades

    ResponderExcluir