segunda-feira, 18 de maio de 2009

SEMPRE SOBRA PARA OS ÁRBITROS

Ouvindo torcedores e mesmo jornalistas após as rodadas do nosso futebol, há um tema que me incomoda e que já abordei aqui neste espaço algumas vezes.

Todos ressaltam os erros de arbitragem e atribuem exclusivamente a eles alguns resultados finais.

Na mesma medida em que ressaltamos os equívocos dos juizes, deveríamos destacar também os erros dos jogadores. Todos falham. Todos. Goleiros, zagueiros, meio campistas, atacantes. Os treinadores também se equivocam. Enfim, todos erram.

Sendo assim, por que jogar nas costas dos árbitros a exclusividade das falhas?

Se todos erram, não é justo atribuir somente aos apitadores e bandeirinhas a "culpa" por este ou aquele resultado da rodada.

É uma questão de justiça.

Era preciso diminuir essa cultura de somente condenar os árbitros, esquecendo os gols perdidos pelos jogadores e as falhas que proporcionaram os gols do jogo.

Erro é erro.

Afinal, um jogo de futebol é arbitrado por seres humanos, nascidos neste planeta. Não são infalíveis. Não são máquinas programadas para não errar.

4 comentários:

  1. JOTA

    Infelizmente a condição de "infalibilidade"(existe o termo ou "Magriei"?) só seria possível se a imprensa não contasse com todo o aparato tecnológico, tais como: replay, slow, vários ângulos, etc...
    Desta forma, nos esquecemos da "condição humana" do árbitro... e dá-lhe críticas...
    Tenho feito um tipo de questionamento sobre o erro nas profissões, por ex: quando o narrador erra o nome do atleta que fez a jogada (às vezes até o gol) ou ainda quando a bola efetivamente não entrou e o repórter dá o "detalhe" dizendo que entrou (ou vice-versa). Enfim, elencaríamos várias situações... mas, ninguém vai até o profissional e o chama de "burro", muito menos de "ladrão" ou até outros adjetivos piores. Então, porque fazer isto com o profissional de arbitragem.
    Eu particularmente, não apitaria um jogo nessas condições, por dinheiro nenhum... pois, não podemos esquecer, que, jamais o árbitro do jogo agradará os dois lados, mesmo nos empates... alguém sempre reinvindicará a vitória!
    Não sei se colaborei, mas, é o que eu acho...

    Forte abraço

    PAULOFILÉ

    ResponderExcluir
  2. Colaborou e bem, Filé.
    É isso mesmo.

    É preciso nos desvencilharmos desse vício de culpar somente o árbitro pelos erros em um jogo de futebol.
    TODOS ERRAM.

    Pior ainda é quando os árbitros são tachados de desonestos, levianamente, só porque já houve casos de juizes corruptíveis no passado.

    É preciso rever alguns conceitos, sem nenhuma dúvida.

    obrigado, amigo.
    abraço
    jota

    ResponderExcluir
  3. Verdade, Jota, como já comentamos outras vezes.

    Mas há mais um problema, que é o alto número de erros de arbitragem que têm acontecido. Eu credito isso ao fato da não-profissionalização dos árbitros, que leva a um juiz ter outras preocupações durante a semana e, assim, não ter o tempo adequado para se prevenir melhor desses erros.

    Grande abraço, amigo!

    ResponderExcluir