segunda-feira, 20 de abril de 2009

NARRADORES DE RÁDIO

Recebi do amigo Sérgio Mazurchi, de Sorocaba, uma lista de quase cem narradores de rádio que atuaram na capital paulista ao longo de décadas.

Um trabalho de pesquisa muito interessante do Sérgio, onde pude colaborar lembrando de alguns nomes de colegas que narraram no rádio paulistano. Da capital, portanto.

Na lista temos muitos nomes de locutores que já deixaram o Plano Físico e que marcaram fortemente a história do rádio.

Por exemplo: Antonio Rangel, Aurélio Campos, Darcy Reis, Edson Leite, Fiori Gigliotte, Galeano Neto, Geraldo José de Almeida, João Batista, Jorge de Souza, José Carlos Silva, José Italiano, Marco Antonio Mattos, Mário Garcia, Milton Peruzzi, Nelson Balançando Oliveira, Nelson Spinelli, Otávio Muniz ( o pai ), Pedro Luís, Rebelo Júnior, Roberto Leite, Valter Fonseca.

Outros deixaram a narração esportiva pelo rádio, mas continuam entre nós, como Alfredo Orlando, Borghi Júnior, Domingos Leone, Flávio Araújo, Haroldo Fernandes, José Carlos Guedes, José Desidério, José Paulo de Andrade, Alexandre Santos (narrou no rádio também), José Roberto Papacídero, Joseval Peixoto, Luiz Aguiar, Luis César (o Fabrini da Rede Vida), Luiz Noriega (narrou em rádio, sim), Luis Roberto (na TV Globo hoje), Luciano do Valle, Osmar Santos (claro), Wilson de Freitas, Augusto Quelhas, Osvaldo Tassi.

E depois vem a relação de colegas que continuam na ativa.
Alberto César, Antonio Edson, Carlos Batista, Dirceu Maravilha, Douglas Porto, Eder Luís, Edmar Anuseck, Ennio Rodrigues (agora comentando), Fausto César, Gustavo Vilani, Hélio Claudino, Hugo Botelho, Ivo Morganti, João Guilherme (atualmente na tevê e no rádio carioca), Jorge Vinicius, José Maia, José Manoel de Barros, José Silvério, Nilson César, Odinei Edson, Odinei Ribeiro (no Sportv), Oscar Ulisses, Osvaldo Maciel, Cacá Fernando (hoje no BandSports), Paulo Soares, Reinaldo Costa, Reinaldo Moreira, Reinaldo Porto, Rogério Aquiles, Silva Júnior, Ulisses Costa, Vander Luís (hoje plantonista da Pan), Vanderlei Ribeiro, Willie Gonzer.

Certamente faltaram nomes. Nos ajude a completar a lista. Lembrando que a iniciativa do Sérgio Mazurchi é lembrar de narradores que trabalham e trabalharam no rádio da capital paulista.

29 comentários:

  1. Jota

    Você esqueceu de um grande narrador do rádio de Americana agora esta somente narrando na TV, é você Jota não o vi na lista, vou levar esta lista para meu pai que também foi narrador e um grande ouvinte do dial AM e caso ele citar mais algum passarei para você. Grande abraço e ótima semana amigo


    Emerson Mateus
    Sta Barbara d´Oeste SP

    ResponderExcluir
  2. Fiz um curso de formação de Crônistas Esportivos, com o Flávio Prado (meu amigo). Uma das aulas práticas era narrar um jogo de futebol. Os alunos podiam escolher a forma (rádio ou Tv). Eu escolhi TV, claro. E aí que percebi que para ser um narrador você deve nascer com o "dom". Se narrando no modo TV eu senti enorme dificuldade, imagina em rádio.

    Por isso, parabéns aos grandes narradores do Brasil. Na TV, você, meu caro Jota, e no rádio, o grande José Silvério.

    Grande abraço,

    Fernando Richter
    www.pbcomfernandorichter.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Faltou o Rogério Assis !
    keller

    ResponderExcluir
  4. Jota
    Acrescente:
    Hamilton Gagliano. Era o número 2 no tempo da de Joseval Peixoto na Pan.
    Salen Júnior (pelo tempo, deve ter falecido)Pan anos 50(s)
    Rosilto Portela (falecido) Rádio Piratininga.
    Nelson Antonio Gonçalves o Nag (falecido) Difusora SP e muitas do interior.
    José de Alencar Rádio Panamericana (década de 60) e interior.
    Willy Gonser, o mais antigo narrador brasileiro em atividade e o que mais rodou pelo Brasil. Foi titular da Pan quando Joseval foi para a Band e perdeu o lugar para Osmar Santos que ele foi buscar em Marília.
    Se lembrar outros nomes passarei.
    PS - Noriega foi narrador de uma das primeiras equipes da Rádio e narrou também algumas poucas vezes pela equipe 1040.
    Um abraço de seu fã e admirador
    Alcides Drummond




    Sugestão: Passe pelo blog do Milton Neves. Lá

    ResponderExcluir
  5. Outros nomes:
    Dionísio Pivatto, deve ter sido seu amigo. Ele narrava na Globo e vc na Bandeirantes. Normalmente, os jogos de domingo pela manhã .
    Havia, na Rádio Piratininga, na equipe de Wilson Brasil (hoje em Portugal) e José Carlos Silva, um ótimo narrador de voz baritonal chamado Odemar mas não consigo me lembrar do sobrenome. Voce sabia que Loureiro Júnior quando veio de Jacareí para a o escrete do Rádio veio como narrador ?
    Porque vc não inclui em sua lista um dos maiores narradores da história do Rádio e que nunca quis sair de Limeira, Hans Klaus, que fazia dupla com Dario Romeu ?
    Seria muito inserir Rubens Mendes Garcia (hoje fortíssimo comerciante em Araras),ex Rádio Educadora de Limeira, da escola do Fiori ?
    Ou Armando Luís, de Rio Claro (falecido) que trabalhou com Paulo Edson na Rádio Clube ?
    Luciano Silva, hoje em Pouso Alegre, titular da Record por dois anos ?
    E o famosíssimo e genioso Braga Júnior ?
    E Alfredo Orlando, ex equipe 1040, hoje engenheiro técnico em Campinas ?
    E José Carlos Cicarelli ex equipe 1040, ex tvs Cultura e Record?
    Humberto Mendonça, que veio de Joinvile para a Band ?
    E José Paulo De Andrade, hoje homem de notícia mas que começou como narrador?
    Se posso fazer-lhe uma sugestão, por que não passar limpo a relação ?
    Um abraço do
    Alcides Drummond.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, amigos Emerson e Fernando. Mandem nomes que o Sérgio de Sorocaba tenha esquecido.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  7. Alcides, muito obrigado pela colaboração lembrando de nomes de grandes profissionais.
    Vc citou o Dionisio Pivato, de saudosa lembrança, e foi bem lembrado.
    Quanto ao Wilson Brasil, não sei se vc sabe mas ele já faleceu. Há um bom tempo.
    Vc levantou nomes importantes que fugiram à memória do Sérgio e à minha também.
    Vou esperar mais um tempo e depois passar à limpo essa relação do amigo Sérgio Mazurchi, o idealizador da lista.
    Por enquanto muito obrigado, Alcides.
    Valiosa a sua colaboração.

    ResponderExcluir
  8. Oi Jota, um abraço, alguns outros narradores não citados:
    Rogerio Assis, Ricardo Mello, Deva Pascovitti, Marcelo Gomes, Paulo Macini (hj atua como plantão e de vez em quando narrador na CBN SP), Doni Vieira (105FM), isso que eu lembro, abraço.Kauê, Rio Claro-SP

    ResponderExcluir
  9. Realmente grande locutores e nassradores de rádio e tv do passado, alguns deles eu ouvi na Jovem pan, globo, capital, gazeta mas, meu querido e brilhante Jota Jr, você poderia me dizer aonde estão trabalhando ( se estão ainda) Rogério Àquiles e José Roberto Papacídero.

    abraços
    Douglas da Silva Rodrigues

    ResponderExcluir
  10. Olá, preciso entrar em contato com o Hélio Claudino. Tenho um amigo em Paranaíba-MS, o João Pacheco que quer falar com ele, mas não consegue,porque não tem e-mail,nem telefone. Meu celular para contato, para facilitar o Hélio é o : 02167-81665424 e meu e-meil é o : amp_pacheco@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Deonisio Pivatto na verdade narrou na Radio Brasil campinas depois foi pra Bandeirantes campinas, é meu pai.. Abraço

    ResponderExcluir
  12. você esqueceu do grande Deva Pascovichi e do Marcelo Gomes(Ambos da CBN)

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber telefone ou outro meio de contato de Haroldo Fernandes, grande narrador de minha preferencia na famosa equipe 1040.

    ResponderExcluir
  14. Alô gente, gostei de ser lembrado pelo Alcides Drummond!Não se esqueçam de que sou testemunha ocular da história do rádio /tv ( Pan, Record,Tupi e Tv Cultura),porisso vou informar:o sobrenome do Odemar é Costa; O Loureiro Jr. veio de Jacareí para a Rádio Panamericana, trazido pelo inesquecível Darcy Reis( ex Band). Abço, José Carlos Cicarelli

    ResponderExcluir
  15. Amigo Jota Junior parabens pelo blog. Vou inserir uma conexão com meu blog Rancho do Tonicão. (www.ranchodotonicao.blogspot.com).

    Na lista de narradores tem um que fui buscar em Votuporanga para minha equipe e hoje é um dos grandes narradores de rádio/tv: Cledí Oliveira.
    Abração
    Antonio Edson

    ResponderExcluir
  16. PAULO MATEUS CICCONE15 de março de 2010 20:12

    Puxa, sou do tempo que ouvir futebol pelo rádio era o que havia de melhor. Pedro Luiz (maior de todos), Edson Leite, Braga Jr. Odemar Costa. Hamilton Galheano, Flavio Araújo, Haroldo Fernandes, enfim....tanta gente que marcou época e a vida de quem gosta de rádio e de esportes. Parabéns Jota, pela iniciativa de lembrar desses grandes profissionais. A título de colaboração, lá vão alguns nomes: - Ávila Machado, Carlos Aymar, Gerdy Gomes, Cicero Mota
    Abraços
    Paulo Mateus Ciccone - Leme - SP

    ResponderExcluir
  17. Olá meu caro Jotinha tudo bem , espero que sim, em relação a narradores que atuam em São Paulo, senti falta de tres nomes: Doni Vieira e Marcelo do Ó ambos 105 fm, e um muito bom que acompanho já algum tempo, Ricardo Melo, atualmente Rádio Capital com passagem pela Rádio Globo/SP,e 105 fm, ae lembrar de mais algum, envio outro mail, abraços!

    ResponderExcluir
  18. gente e o genial TERCIO DE LIMA? Narrador de formula 1 e futebol ( TV Tupi, Globo, Recor, TV E rio de janeiro). Esse era um mostro, uma delicia ver futebol com ele narrando.

    Abraço a todos. ClÁudio Machado.

    ResponderExcluir
  19. Que enorme alegria em ver meu nome lembrado por Bota Jr, Alcides Drumond e José Carlos Cicarelli.
    Posso me dizer privilegiado nos meus tempos de locutor esportivo haver inúmeras vezes ficado atrás do gol de frente para Dorval. Zito, Mengálvio, Pelé, Coutinho e Pepe. De haver, sentado ao lado do Gol de Gilmar, testemunhado Pelé como goeiro fechando o gol contra o ataque do Grêmio no Pacaembu. Meus telefones para uma saudosa prosa - 11 9931-5031 e 11 7628-0018
    Odemar Costa - ex Scratch do Rádio e Piratininga na década de 60. www.odemarcosta.com
    email locutor@odemarcosta.com Um grande abraço.
    Odemar

    ResponderExcluir
  20. Jota, não consta da relação, mas vou registrar: no tempo em que ainda era Radio Panamericana, o Pedro Luiz criou a narração dupla. Ficavam ele e o Hélio Ansaldo (depois foi para a TV Record)narranado cada um uma metade do campo no Pacaembu. Os dois usavam a parte externa das cabinas de rádio.

    Outro registro: o Mario Morais sempre se referia À seleção como "seleção nacional de futebol do Brasil". E baixava o sarrafo nas grossuras.

    Mais um: na cabina do Pacaembú, o Aurélio Campos ficava logo na entrada, o Edson Leite ocupava o meio da cabina, e o Pedro Luiz sempre irradiou de fora. No final da cabina ficava o Renato Macedo, da Rádio Excelsior, que entrava quando dava gol, porque a rádio transmitia turfe.

    Finalmente: o lanche na cabina de rádio era grátis, gentileza da administração. UM sanduba de queijo ou salame, e um guaraná.

    ResponderExcluir
  21. Será qyue alguém sabe o nome do locutor que dava a escalação dos times no Pacaembu?

    Me lembro do patrocinador: era o Posto Esso de Francisco Zambrana.

    ResponderExcluir
  22. Olá meu querido J. Junior, sempre assisti voce na TV BANDEIRANTES.

    SERÁ QUE VOCE NÃO CONSEGUIRIA NARRAÇÕES DE HAROLDO FERNANDES E ALFREDO ORLANDO, duas grandes vozes do Rádio Brasileiro...O Haroldo era considerado o CAMISA nr. 10 da equipe 1040...

    POR QUE QUE ESSES NOTÁVEIS NARRADORES DEIXARAM O RÁDIO...O FIORE ATÉ ESSES DIAS, APESAR DA IDADE AINDA NARRAVA COM GRANDE EMOÇÃO E EXELENTE QUALIDADE DE VOZ...

    UM GRANDE ABRAÇO MEU AMIGO.

    Meu email é: gilberto.xc@hotmail.com

    se conseguir esses áudios envie para mim, por favor.

    ResponderExcluir
  23. Samuel de Leonardo20 de agosto de 2010 12:33

    Jota, tenho 54 anos e o acompanho desde os tempos da Gazeta (A Dona da Bola)Sou fã das narraçoes esportivas via rádio.
    Naquela sua relação de profissionais de São Paulo, acredito que ainda faltam alguns nomes:
    Francisco Natal, Nelson de Almeida, Silva Neto, (todos da equipe A do saudoso Wilson Brasil) Ainda , Cledir Oliveira, Tarciso Manso, Benê Braga(Jovem Pan, da equipe do Joseval Peixoto.

    ResponderExcluir
  24. faltou,rogério assis,moura junior(trasamerica de curitiba)edilson de souza(trasamerica de curitiba)nilson césar.

    ResponderExcluir
  25. Jota Junior Boa tarde.
    Saiba que o Locutor esportivo O CAPITÃO ROGÉRIO AQUILES, esta estreiando hoje dia 04 Setembro de 2011 na Rádio Cidade de Jundiai AM 730.

    Narrando o jogo de Paulista x São Bernanrdo pela Copa Paulista 2011.

    Abraços
    Sérgio Fernando Anastácio
    Piracicaba - SP

    ResponderExcluir
  26. Falta também o Paulo Edson, que por muitos anos foi conhecido como a " Voz de São Paulo""

    ResponderExcluir
  27. temos tb em minas na radio itatiaia alberto rodrigues e mario henrique o caixa,antonio carlos na itatiaia ouro preto

    ResponderExcluir
  28. Todos esqueceram do bom Jarbas Duarte!!

    ResponderExcluir
  29. Eu gostava de ouvir as transmissões no radinho de ondas curtas aos sábados á tarde e ondas médias à noite. Desde criança sempre achei o sábado o dia mais gostoso da semana. A narração do milésimo gol do Pelé pelo Haroldo Fernandes foi antológica, uma pena que não existam cópias. Vocês se esqueceram do Júlio Del Bosque. Eu era fã do melhor repórter de campo, Roberto Silva.

    ResponderExcluir