segunda-feira, 13 de abril de 2009

GOL BONITO - COMPORTAMENTO FEIO

Profundamente infeliz o gesto do jogador Cristian na comemoração do segundo gol do Corinthians sobre o São Paulo.

Imitando os punhos cruzados que uma facção tricolor tem como marca, o jogador provocou e ofendeu à galera sãopaulina. Na verdade, ele não comemorou o gol com a alegria de quem venceu, mas teve o intuito de mexer com o adversário.

Isso, nos dias de hoje, é muito perigoso.

Há centenas de milhares de cabecinhas vazias, ocas, que tomam esses gestos e atitudes de ídolos do esporte como algo a ser imitado ou rechaçado, e normalmente com violência extrema.

O tribunal terá de agir com rigor. Cristian precisa receber um corretivo através das leis do esporte, para quem sabe aprender a uma lição de comportamento e respeito ao próximo.

Dá para imaginar sobre o que poderá haver domingo no Morumbi, em represália a essa atitude infeliz do atleta? Quantas vidas poderão estar em risco?

E não é exagero, não.

O que temos visto nos arredores dos estádios brasileiros quando de jogos importantes é assustador. Vidas são perdidas, via de regra.

Se por aqui a coisa fosse realmente séria e profissionalizada, a direção do clube aplicaria uma punição (ou advertencia) ao jogador.

É preciso aprender que o esporte não é para fazer inimigos. Ao contrário, é para reunir as pessoas em torno de uma diversão, um entretenimento, além da competição em si.

Nos dias que antecedem o jogo de volta entre São Paulo e Corinthians é preciso que a mídia e os cartolas das duas agremiações ajam com total equilibrio e responsabilidade.

Mas na verdade é pedir muito, pois pelo histórico dos dirigentes de clubes no Brasil, 99% são amadores, torcedores e não estão nem aí para as consequencias de suas declarações e posições.

Chamou a atenção, também, o pedido de desculpas de Cristian: "peço desculpas se por acaso ofendi alguém". Ora, é claro que ofendeu.

Ou ele ainda tem dúvidas?

3 comentários:

  1. JOTA

    É por isso que a EDUCAÇÃO É TUDO!!!

    Abs

    PAULOFILÉ

    ResponderExcluir
  2. Isso ai, amigo.
    E sem ela o mundo se transforma no que estamos vendo diariamente.
    Resolver os problemas do planeta só cabe à nós, que vivemos nele. Não é????
    Mas insistimos em negligenciar o exercicio do respeito, da educação e da ética.

    abração !!!

    ResponderExcluir
  3. esta otimo esse gol un dos melhores de todos os tempos do Brasil

    ResponderExcluir