terça-feira, 3 de março de 2009

TEM FAVORITO ?

Um assunto sem importância mas que sempre me encucou é o de se apontar "favorito" nessa ou naquela partida, nessa ou naquela decisão.



Sempre entendi que apontar o favorito não significa dizer que ele irá vencer.



O time X é favorito pelo retrospecto, campanha, técnica do grupo, momento. E só.



O futebol é malandro e gosta de aprontar. Além de na sua essência ser um JOGO. E quando se JOGA, tudo pode acontecer.



Por isso acho que muitas pessoas confundem FAVORITISMO com o real GANHADOR da competição.



Quando se cobra de alguém o fato de ter apontado um favorito e o resultado ter sido outro, é preciso entender a questão e sua lógica.



É um tema supérfluo, reconheço, mas que vale refletir um pouco.



Posso perfeitamente indicar um time favorito, sem que esteja dizendo que ele irá vencer.



Mas devo reconhecer também que as estatísticas apontam uma tremenda vantagem dos "favoritos" sobre os rejeitados nas apostas, em termos de resultados finais.



Toco no assunto porque TODO MUNDO já apontou um favorito um dia e depois foi cobrado por ter se "equivocado", principalmente os jornalistas.
Reitero que não é erro.

Aliás, a quebra de expectativa no futebol é o grande lance. Enquanto todos apostam no time Y, acaba ganhando o Z.

E "z" de zebra, muitas vezes.

3 comentários:

  1. Concordo Jota.

    E o bonito do futebol é quando esses favoritismos são quebrados. Por isso que nós insistimos em apontar favoritos, porque se o time mais cotado de fato ganha, "acertamos", e se ele perde, é a magia do futebol.

    abraço Jota!

    ResponderExcluir
  2. Jota,

    Concordo plenamente. E até acaba sensdo um tanto quanto curioso, pois, na semana passada eu discutia justamente sobre isso com um colega de faculdade, também estudante jornalismo e que aprecia demais o jornalismo esportivo.

    Nossa conversa se dava por conta do clássico entre Santos e Palmeiras.

    Muito se viu dizer pela própria imprensa que o Tricolor era o favorito à vitória. Porém, dentro de campo, mesmo não jogando melhor, deu Santos.

    Isso é uma prova de como a zebra faz parte, constantemente, do nosso amado futebol.

    Um grande abraço,

    Fernando Richter
    www.pbcomfernandorichter.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. JOTA

    Tudo bem?
    Gosto do tema...
    Postei este texto sobre o assunto há um tempinho...
    "O XV AINDA NÃO VENCEU EM 2009...
    OS PROBLEMAS EM SER O FAVORITO!
    Em todas as modalidades esportivas coletivas, apura-se o potencial da equipe, através da somatória de seus valores individuais. Quando este conjunto representa mais que o seu oponente, cria-se a figura do FAVORITO.
    Na maioria das modalidades, ele é ratificado com facilidade, quando o nível técnico é muito diferente, MENOS no FUTEBOL! Pensem, reflitam... voley, basquete, handbol, enfim... dificilmente apresenta-se a "ZEBRA".
    O futebol admite que o de menor potencial vença o jogo, com um contra ataque "mortal" bem colocado... na hora certa, enfim é o esporte onde o "Davi e Golias" pode melhor ser exemplificado...
    Toda essa introdução, tem por objetivo justificar o início de temporada para o EC XVde Novembro da "minha Piraciaba" (o crédito do termo é para Ary Pedroso grande radialista das décadas de 60/70 em Pira...).
    Pois bem, não tenho procuração para defender a diretoria do XV, mas, devo dizer que a maioria das vezes que se cria muita expectativa sobre uma campanha... parece que a coisa "desanda" como maionese que perde o ponto... o futebol tem inúmeras histórias para ratificar esta minha posição".

    Forte abraço e obrigado pela honra da audiência... sabendo da sua agenda, qualquer minuto que vc nos dispensar terá um valor imenso para nossa satisfação e claro, aumentará muito nossa costumeira responsabilidade em fazer o melhor e o impossível!

    Bom final de semana...


    PAULOFILÉ

    ResponderExcluir