segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

LARGADA DA COPA DO BRASIL

Pego a tabela de jogos da Copa do Brasil, que começa esta semana, mais precisamente na quarta-feira, dia 18.

É uma competição que dá alento aos times considerados médios e pequenos, porque em sendo eliminatória à partir da segunda fase, muitas vezes o favorito tropeça e fica pelo caminho, abrindo avenidas para os "menos favorecidos" do futebol.

Já tivemos o Criciúma campeão, Santo André e Paulista de Jundiaí, o Sport (que é grande, mas fora do eixo rico do futebol) e assim fica uma ponta de esperança para as agremiações com menor poderío economico.

Mas de outro lado é bom citar que temos na competição clubes como o Internacional, Vasco, Fluminense, Cruzeiro, Corinthians, Coritiba, Atlético Mineiro, Santos e por aí vai.

Quarta-feira, por exemplo, quinze jogos serão disputados por todo o País.

Haverá transmissão dos canais fechados (ESPN e Sportv) mais a Band e a Globo, com programação vasta para o telespectador brasileiro. Milhões de pessoas passarão os olhos pela telinha checando a abertura da Copa do Brasil.

O maior ganhador da Copa é o futebol gaúcho com seis títulos, quatro do Grêmio. Depois vêm os paulistas com cinco, o mineiro com quatro(todos do Cruzeiro), aparecendo os cariocas com três conquistas(duas do Flamengo e uma do Flu).

O povão adota o sistema eliminatório, conhecido popularmente de "mata-mata" e a emoção dos tiros livres diretos da marca de pênalti, quando necessários.

Estarei no estádio Almeidão em João Pessoa ao lado de Valdir Espinosa, Vitorino Chermont e Renato Marsiglia, pelo Sportv, transmitindo Nacional de Patos x Fluminense, logo após Flamengo(Piaui) x Vasco da Gama. O jogo da Paraíba vai começar às 21:50h.

Minha última vez na capital paraibana foi na antiga Copa dos Campeões, 2001 ou 2002, não tenho muita certeza. É um dos recantos paradisíacos do amado Nordeste brasileiro.

4 comentários:

  1. Jota, embora meu time não participe este ano, a Copa do Brasil é uma competição que eu acompanharei com muito carinho.
    Sempre gostei muito de toda e qualquer competição que desse aos clubes considerados pequenos e médios a chance de enfrentar os chamados "grandes". É por isso que eu sou a favor dos Estaduais, por exemplo, num tempo onde algumas pessoas criticam tanto o suposto fato de eles não valerem absolutamente nada. Mas nós sabemos, Jota, o quanto é importante pra uma cidade do interior receber os principais jogadores do país.

    Este ano eu percebo que a minha região do ABC não estará representada na Copa do Brasil, pois o São Caetano foi mal no Paulistão 2008, o Santo André estava na Série A-2, e o São Bernardo caiu fora nas semifinais da Copa Paulista. Uma pena, para uma região que tem um titulo da competição, além de um paulista, dois vices brasileiros, e um vice da Libertadores.

    Jota, desejo uma ótima transmissão para você na Paraíba! Pena eu não poder ver, já que agora estou estudando Jornalismo a noite.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Allan.
    Pensamos igualmente.
    Obrigado e que tudo corra bem em João Pessoa, comigo e com todos os companheiros do Sportv.
    abração!!!!

    ResponderExcluir
  3. Fala Jota

    Acho muito legal ver esses duelos de equipes tradicionais contra desconhecidos do cenário nacional. Acontecem bons jogos, e não há nada mais emocionante que uma disputa de pênaltis. Até que assiste o jogo sem torcer pelas equipes envolvidas fica meio tenso. Quero ver como criciúma e figueirense (campeão e finalista) se portarão nessa edição.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Pedro, gosto também desses confrontos. É muito legal ver a emoção dos clubes de menor expressão nacional ao enfrentar os mais famosos.
    É a integração do futebol brasileiro. Muito saudável.
    Obrigado, amigo, e bom carnaval. Ou bom trabalho....rssss

    ResponderExcluir