quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

SHOW DO ESPORTE

Neste finzinho de janeiro está fazendo 10 anos da minha saída da Band.

A chegada do empresário Jota Hawilla como arrendatário do esporte na emissora fez com que alguns profissionais deixassem a rede do Morumbi, como Elia Júnior, Simone Mello, Gerson (canhota), Armando Nogueira e eu.

Entrei na Bandeirantes em janeiro de 1980 como narrador da rádio, levado pelos amigos Flávio Adauto e Osvaldo dos Santos(já falecido). Na época, os dois profissionais estavam à frente da equipe da rádio Bandeirantes.

Meu último trabalho pela rádio Gazeta foi exatamente no dia 31 de dezembro de 1979, transmitindo a corrida de São Silvestre e a vitória de José João da Silva, um atleta exemplar, brilhante.

Fiquei na rádio Bandeirantes por três anos e meio, quando passei a atuar na televisão do Morumbi, um pouco antes da chegada de Luciano do Valle e o seu "Show do Esporte".

Luciano chegou da Record e me convidou para fazer parte da sua equipe, quando então deixei de narrar pelo rádio.

É claro que lamentei muito o fim da era-Show do Esporte, um período inesquecível para nós, profissionais, e acho que também para os telespectadores brasileiros. Mas tudo na vida é cíclico, tem fases, e um dia acaba.

Sob o comando de Luciano do Valle e Quico Leal, donos da Luqui, a Band saiu de um profundo buraco financeiro(1983) e transmitiu Copas, Olimpíadas, Panamericanos, Sulamericanos, diversificou modalidades em espaços na televisão e formou dezenas de ótimos profissionais em muitas áreas.

Foi um período de ouro da Band e da televisão brasileira. Todos lucraram com o sucesso do projeto da Luqui Promoções.

Estou felicíssimo no Sportv (já são dez anos de casa), mas tenho saudade da Band e daquela equipe SHOW DO ESPORTE.

15 comentários:

  1. Olha Jota... eh triste viu! Nostalgia pura lembrar... e da uma dor tremenda saber q nunca vai voltar a ser como era! Nem da tempo de descrever todas as lembrancas q emocionam...
    Bandeirantes o canal do esporte fez parte da minha formacao como pessoa, sem exageirar...
    Nunca escrevi aki, mas gostaria de deixar tbm um elogio...
    Vc sempre foi meu segundo narrador favorito depois do Luciano! hehe temos q reconhecer q o Luciano narrando defesas do Zetti era realmente especial!
    Mas qndo tinham akeles compactos de meia hora de jogos do SPFC, eu torcia feito louco pra ser vc o escolhido! Qndo sobrava pro Marco Antonio, Alexandre Santos, Januario de Oliveira, Silvio Luis, ou Elia Junior (improvisadao! haha) nao era TAO LEGAL! Sou super fã das suas narracoes ate hoje! PARABENS! vc eh otimo!
    E hj, ainda bem q o PFC chegou aos EUA, onde ainda posso ouvir vc e muita gente boa do esporte na TV!
    Valeu! Abraco!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, David.
    Ótimos tempos aqueles da Band e do SHOW.
    Fico feliz com seu depoimento, que é uma homenagem a todos os companheiros que fizeram aquele trabalho.
    Seja feliz, amigo.
    Sucesso e saúde, sempre !!!!
    JOTA JUNIOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graaaaande Jota Jr. Hoje eu estava vendo um vídeo no youtube da despedida de zico no maracanã em 1990. O jogo em questão foi Flamengo e Seleção do Mundo(2x2), em que você entrevista o Zico e tal.

      Aí, eu pensei: " Cara, que saudade do Jota Junior", " Que vibe positiva vc tinha", " Tu tinhas uma energia ímpar".Realmente marcou. Saudades e grande abraço.

      Excluir
  3. Olá amigo Jota

    como diz o meu idolo Roberto Carlos
    "O que foi felicidade
    Me mata agora de saudade
    Jovens tardes de domingo
    Tantas alegrias
    Velhos tempos
    Belos dias"

    O show do esporte era um SHOW mesmo desde a sinuca de Rui Chapéu e outros, partidas inesqueciveis de futebol brasileiro e italiano me lembro até a era de ouro da seleção de basquete feminino, bons tempos mesmo com aquela equipe Show, também sinto muita saudade desta época, pois que garoto na faixa dos 08 aos 15 anos sem preocupações do dia a dia, somente os estudos, não ficava ligado no esporte. Abraços


    O verdão até agora 21:20 ganhando mais uma K9 2 x 1 rsrsrs


    Emerson Mateus

    ResponderExcluir
  4. Meu querido irmão e amigo, que alegria poder ter estado ao teu lado em todas estas etapas de sua vida profissional!! Que Deus continue te iluminando sempre!! Creia, aqueles que o conhecem apenas pela TV ou pelo rádio, não fazem idéia da pessoa linda que voce é, como homem, como marido, como pai, como avô e seu comportamento entre os companheiros profissionais, tendo sempre uma palavra boa para dar a todos, independente do momento que vivamos. É irmão, nós sabemos como é dificil ser assim em nosso meio. Somos muitas vezes imcompreendidos e até proscritos. Mas, a vida é assim mesmo: uma batalha a cada dia. Ainda bem, afinal sem batalhas não se chega à vitórias, não é mesmo. Saiba que mesmo estando há 5 anos aqui em Salvador, voce ainda continua sendo um dos maiores amigos que tenho. A distância tem apenas colocado alguns obstáculos entre nós, mas nossa fidelidade e companheirismo permanece para sempre...que Jesus continue te abençoando tremendamente em todas as áreas de sua vida!!!

    ResponderExcluir
  5. Meu querido amigo e irmão, divido com voce esta alegria e saudade, afinal estivemos juntos em todas estas etapas de sua vida profissional...Creia, aqueles que o conhecem apenas como profissional de TV ou rádio, não fazem idéia da pessoa linda que voce é, como homem, como marido, pai, avê e principalmente como companheiro e amigo. Quantas vezes em meio à turbulência de nossa vida profissional voce sempre tem uma palavra boa para nos confortar. É meu irmão, pessoas asssim muitas vezes nãosão compreendidas e até mesmo proscritas pelo nosso meio profissional - e olha que eu sei o que estou dizendo!! Que Deus continue iluminando sua vida em todas as áreas e que possamos ainda estar juntos por muitos e muitos anos. Veja que apesar de eu estar aqui em Salvador já há 5 anos nossa amizade, fidelidade e companheirismo continua cada vez mais forte...abraços e felicidades!!!

    ResponderExcluir
  6. Fala Jota

    Lembrar é bom mesmo. É bom olharmos para trás e ver quantas coisas bacanas fizemos, quantos momentos legais os quais se teve chance de viver. Claro, quase sempre fica uma ponta de saudade - eu diria até tristeza - pois sabemos que tais momentos jamais voltarão. Contudo é uma tristeza boa, uma nostalgia que nos revigora a cada dia para continuarmos procurando e curtindo coisas novas.
    E que venham mais dez anos de sportv!

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Jotinha, realmente que saudade daquele tempo, que tinhamos os Narradores: Você, Luciano do Valle, Silvio Luiz (infelizmente fora da tv aberta injustamente), Marco Antonio Mattos (falecido), Alexandre Santos, Januario de Oliveira, Tercio de Lima, José Luiz Datena e o Osmar de Oliveira (fez parte por um tempo se não engano). Comentaristas: Juarez Soares, Mario Sergio, Roberto Rivellino, João Zanforlin, Alvaro José, Paulo Russo, Newton Campos, Silvio Lancelotti, Edvar Simões e Outros. Reporteres: Ely Coimbra, Octavio Muniz, Gilson Ribeiro, Roberto Cabrini, Flavio Prado e muitos outros e os Apresentadores: Elia Junior, Simone Mello, Elys Marina e a Silvia Vinhas e outros que com certeza esqueci. Que saudade, do volei, basquete, sinuca, futebol americano, formula indy, e o futebol no mundo. O esporte na Bandeirantes era diferente e gostoso, mais que nos canais pagos de hoje.

    ResponderExcluir
  8. Queridos amigos. Obrigado pelos depoimentos e pela "parceria" na saudade...rssss
    Realmente foi um período marcante para muita gente.
    Amigo e irmão Roberto Monteiro, que faz falta na comunicação de São Paulo, mas que ainda podemos ve-lo no Sportv e PFC, felizmente. Meu companheiro de intensas jornadas no rãdio e na tv.
    Sérgio, Pedro, Emerson, valeu, amigos.~

    ResponderExcluir
  9. Sem dúvida a melhor fase da crônica esportiva em TV aberta!
    Excelentes tempos!
    Grande Jota Júnior!

    ResponderExcluir
  10. Fico arrepiado ao falar do show do esporte, sou famzaçp do Jota, e vivi os melhores tempo da minha vida assistindo vc noarrando p band no show do esporte, fico emociano em lembrar daquele, que foi o melhor tempo da minha vida.
    Um forte abraço de um fã seu e di tempo da BANDEIRANTES O CANAL DO ESPORTE.
    Thyago.

    ResponderExcluir
  11. Jota, por onde anda a Simone Mellho do antigo show do esporte

    abraços
    orides herminio
    oherminio@uol.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olha Jota...
    Meus melhores anos de emoçoes esportivas foram vividas pelo canal bandeirantes...Lembro com muita saudade de todos os programas, principalmente das pessoas que faziam os programas. Sem contar daquela geraçao antes citada por nossos colegas anteriormente. Hoje o pessoal que faz o esporte ja nao faz com tanto amor, querem aparecer demais e ai acabam estragando tudo, o telespectador consciente sente-se como "um peixe fora d'agua" como costumamos dizer aqui no Nordeste! Que saudades Jota da tua voz incrivel, agora virando apenas páginas do youtube, porque nao tenho condiçoes de pagar uma Tv a cabo. São os famosos opostos da vida. Mas carrego comigo a lebrança de outrora, felicidades p/ voce amigo e pra sua familia.

    ResponderExcluir
  13. eai eu tenho um blog com o mesmo nome eu ñ sabia me descupa http://showdoesporte-lipe.blogspot.com/ da uma olhada ai!!!

    ResponderExcluir
  14. Boa Tarde, Jota JR.

    Lendo aqui sua coluna, não posso deixar de opinar sobre o tema Show do Esporte. Eu era e criança e com meus irmãos, frequentávamos o Estúdio 2 da Band aos Domingos, para a transmição ao vivo dos torneios de Sinuca, Promovidos pela equipe do meu falecido pai (Salim Kedouk,)o árbitro de muitas partidas, sempre com seu colete vermelho impecável, com a participação de Fulvio Galasso nos comentários e apresentação de Juarez Soares.
    Foi a melhor época da minha vida...

    Hoje tento levar adiante o trabalho de meu pai, mas a sinuca ainda sofre muito preconceito. Ninguém quer patrocinar. Enfim.
    Grande abraço e sucesso.

    Atenciosamente,
    Eduardo Kedouk
    ekedouk@gmail.com

    ResponderExcluir