segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

ESTADUAIS COMEÇANDO

Alguns estaduais já começaram e outros têm início esta semana.

Costumo ver futebol pela sua essencia e não por este ou aquele campeonato estar atrelado a qualquer outro evento. Tipo: um torneio abre vagas para outro campeonato.

É claro que uma motivação aditivada é sempre benéfica, saudável, mas entendo que o espetáculo em si é o bastante para a diversão e o entretenimento do espectador.

Valorizo qualquer jogo de futebol, inclusive os amistosos. Bola rolando é o que vale para o meu gosto.

É claro que respeito opiniões contrárias, mas gosto dos estaduais. A rivalidade entre os torcedores fica mais próxima, mais íntima. Essas rivalidades têm histórico, têm tradição e não podem ser desprezadas pelo modernismo das idéias ou preconceito das elites.

Então, que venham os campeonatos estaduais. Alguns preferem rotular de apenas um aperitivo para a temporada brasileira, mas prefiro dizer que eles são importantes e que abrem a jornada de 2009 com forte apelo popular.

E ainda que os estaduais sejam coadjuvantes no contexto do calendário, reforço que todo grande filme não se faz só de protagonistas. Prescinda de figurantes, operários e pessoal da mão-de-obra para ver se o grande produto sai do papel.

Aqui do meu lado fico na expectativa da largada do Paulistão, um campeonato que acompanho há décadas como espectador e depois como profissional.

Me lembro que não faz muito tempo a Federação Paulista ignorou o estadual e entrou de sola na promoção do Rio-São Paulo, desancando em total fracasso, pois clássico em cima de clássico desgastou o interesse da galera.
Só o choque entre os grandes, os protagonistas, "cansou"a massa.







4 comentários:

  1. Caro Jota

    Concordo 100% com sua opinião, futebol vale o espetaculo as belas jogadas e os gols, assinto pela Tv Cultura aos domingos os classicos e jogos das décadas passadas, hoje em dia esta dificil se comparar, pois eram todos os jogos com belos espetaculos, sem maldade e com muita classe, desde goleiros até os pontas, tenho saudade do torneio inicio que eram realizados antes da primeira rodada do Paulistão, no domingo futebol o dia todo lembra?

    Abraços e boa semana e bom trabalho na reta final da GRANDE copinha.

    Emerson Mateus
    Santa Barbara d´Oeste

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Mateus.
    Nossa torcida também pelo Leão da 13. Será que vai???
    Boa semana, amigo.
    JOTA

    ResponderExcluir
  3. CAMPEONATOS DE MERDA QUE LEVAM DO NADA A LUGAR NEHUM. SÓ SERVEM PARA DESGATAR JOGADORES PARA COMPETIÇOES IMPORTANTES COMO A LIBERTADORES E BRASILEIRAO.
    CHEGA DESSA PORRA DE ESTADUAIS

    ResponderExcluir
  4. Senhor Fantasma, se esse é o seu estilo de se expressar, com palavras inapropriadas, favor não comparecer mais ao nosso espaço. Por favor.
    Procure algum blog que aceite isto.
    Não quero aplicar o moderador, mas acho que não há outra saída em relação ao senhor.

    Jota Júnior.

    ResponderExcluir