quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

BOICOTAR OU PRIORIZAR ?

Um assunto sempre discutido no futebol é aquele dos clubes darem prioridade a determinada competicão em detrimento de outras.

Agora, por exemplo, o São Paulo já declara que irá ignorar o Paulistão, por questões politicas, mas também para focar as atencões diretamente na Libertadores da América.

Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro e Sport Recife devem fazer a mesma coisa.

Não acho correto.

Se o regime é profissional e as equipes são remuneradas para as competicões, não deveria haver o boicote. Desrespeita-se o torcedor em geral, o evento e o futebol em si.

Jogar às quartas e finais de semana jamais matou alguém. E quem tem um elenco bem composto repõem as pecas e a peteca não cai.

Que o treinador poupe um e outro titular, concordo plenamente. Faz parte do planejamento. Mas decidir antecipadamente que vai colocar time reserva em campo é afrontar os eventos e não fazer jus à grana que já está estipulada.

Imaginem a frustracão do torcedor de uma dessas equipes que vão priorizar a Libertadores, assistindo aos estaduais e não vendo em campo os seus ídolos maiores.

Este ano tivemos um forte exemplo sobre a questão, onde o Fluminense focalizou exclusivamente a Libertadores e não foi campeão, tendo que penar depois para fugir do rebaixamento. Será que não faltou ritmo aos jogadores?

Acho que logo logo os produtores dos eventos (estaduais e Copa Sulamericana, principalmente) vão condicionar o pagamento das cotas ao empenho e à dedicacão dos clubes participantes.

O que seria muito certo. E bem profissional.




7 comentários:

  1. Certíssimo Jota!

    Que eu saiba, campeonatos foram feitos para serem disputados e vencidos. É que hoje infelizmente somente se dá importância a um campeonato se este levar a outro. Copa do Brasil é importante porque leva para a Libertadores, que por sua vez leva ao Mundial. Sendo assim, os estaduais acabam sendo cruciais somente para os "pequenos" clubes, que tem neles a chance de jogar contra os maiores, aparecer na mídia, e até mesmo se classificar para a Copa do Brasil, caso do Guaratinguetá em 2008.

    Eu, principalmente na infância, não gostava de perder nem em jogo da velha. Talvez se esse espirito estivesse presente nos jogadores,comissão técnica e dirigentes, nós poderiamos ter estaduais emocionantes, e jogos memoráveis na Copa Sul-Americana.

    É só perguntar a qualquer um que acompanhe futebol há muitos anos sobre jogos históricos. A maioria foi em estaduais. Vide a série que estréia no SporTV esse fim de semana,a "Jogos para Sempre", que já começa com um Santos x Corinthians,pelo Paulistão 2001.

    Abraço Jota!

    ResponderExcluir
  2. QUE MENTALIDADE PEQUENA HEIN
    OS ESTADUAIS DEVERIAM TER ACABADO A MUITO TEMPO POIS NADA ACRESCENTAM. AO CONTRARIO. SÓ ATRAPALHAM. LEVAM DO NADA A LUGAR NEHUM.
    EQUIPES GRANDES DEVEM SE FOCAR NA LIBERTADORES E NAO EM TORNEIOS DE VERAO RIDICULOS QUE DEMORAM 5 MESES..

    ResponderExcluir
  3. Senhor Anonimo, os estaduais podem não acrescentar pra você, que talvez seja de alguma capital, mas no interior o público ama esses certames. Ou um evento que emociona o público do interior nada acrescenta???? Você deve fazer parte da elite dominante, que pensa existirem apenas os grandes clubes e as grandes capitais.
    Sérgio Silva Duarte.

    ResponderExcluir
  4. se quiser emoçoes vai algum circo

    ResponderExcluir
  5. Senhor anonimo.
    Parabéns pela sua boa educação.
    Continue assim e o mundo cada vez mais estará pior do que já está.
    Sérgio Silva Duarte

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo, respeite as opiniões dos outros.
    ESTADUAL É UMA MERDA E PRONTO.
    TIME PEQUENO TEM QUE JOGAR TORNEIO REGIONAL.

    ResponderExcluir
  7. Paulo Kraide Piedade30 de dezembro de 2008 08:16

    JOTA,

    Hilária esta participação do "Anônimo"... que forma mais esquisita de emitir a opinião. A covardia não escolhe endereço e a ignorância também não...Sérgio, não liga não o cara não tem coragem nem para se identificar...
    VIVA OS ESTADUAIS, QUEM CONHECE A HISTÓRIA DO FUTEBOL, REPITIRÁ NA GERAL CONOSCO!!!
    FORTE ABRAÇO JOTA E IDENTIFICADOS, AOS "ANÔNIMOS": "ESPERNÁQUIA", COMO DIRIA O SAUDOSO ZELONI, RSRSRSRSRSS...

    Paulo Kraide Piedade

    ResponderExcluir